16/05/07 10h43

Carrefour prepara novas investidas, pós Atacadão

Valor Econômico - 16/05/2007

Depois de três anos "consertando" a casa, nas palavras de seu superintendente no Brasil, Jean-Marc Pueyo, o Carrefour inicia um novo ciclo de expansão. Com o orgulho de ter reconquistado o primeiro posto do competitivo varejo brasileiro, desde a aquisição do Atacadão, no mês passado, a rede francesa prepara novas investidas. Vai mirar a classe A/B com mais unidades no formato Carrefour Bairro, planeja estrear no segmento de vendas pela internet, fará um piloto de atendimento 24 horas e estuda criar uma bandeira de lojas de conveniência. Pueyo assumiu o principal posto executivo do Carrefour no Brasil em 2004 e começou a pôr em marcha o que foi chamado internamente de "plano de transformação": fechou lojas deficitárias, profissionalizou o comitê executivo e deu mais ênfase para serviços, com investimento nos projetos de farmácias, agências de viagens e postos de gasolina, entre outras medidas voltadas para obter uma gestão mais competitiva do negócio. Deu certo. Tanto que conseguiu a confiança da matriz para desembolsar US$ 1,1 bilhão à vista pelo Atacadão - um dos maiores investimentos feitos pela multinacional francesa no mundo desde 1999. "Agora com a casa arrumada, podemos inovar", disse Pueyo ao Valor. O Atacadão foi a entrada da empresa no chamado "atacarejo", sistema que mescla vendas no atacado e no varejo, voltado principalmente para as classes C e D. Outro passo é aumentar a presença junto às classes A e B. "Até 2004, estávamos muito focados nas classes B e C, mas nos próprios hipermercados mudamos o perfil, com a entrada de produtos importados e mais elitizados." A estratégia fica mais forte este ano, com a abertura de novos supermercados Carrefour Bairro, modelo que compete diretamente com as lojas Pão de Açúcar. No ano passado, 34 lojas que tinham a bandeira Champion foram transformadas em Carrefour Bairro, negócio que teve média de crescimento de 15% em 2006. No próximo dia 25, será inaugurada uma loja com a nova bandeira em Ribeirão Preto (SP). A idéia é abrir entre cinco a oito novas unidades desse modelo por ano. área de serviços também ganha atenção especial do grupo. Outras novidades em fase de preparação são o início das vendas pela internet, que deve começar no fim deste ano ou no início do próximo, e um projeto piloto de abertura de loja 24 horas em São Paulo. Um modelo 24 horas já está funcionando no Guarujá, no litoral paulista.