02/03/10 10h28

Carrefour estreia no comércio eletrônico

O Estado de S. Paulo

O Carrefour, último dos grandes varejistas do País a iniciar as vendas pela internet, anunciou ontem o lançamento de sua loja virtual. O diretor-superintendente da companhia francesa no Brasil, Jean-Marc Pueyo, afirmou que o objetivo é estar entre os cinco maiores varejistas da internet brasileira até o fim de 2011. A empresa não anunciou metas de faturamento para o site. "Se o Carrefour se tornasse o quinto maior, isso significaria ainda um faturamento anual abaixo de R$ 1 bilhão (US$ 555,6 milhões)", disse Alexandre Umberti, diretor da consultoria E-bit.

A maior varejista da internet brasileira é a B2W, seguida da Nova Pontocom, que reúne Casas Bahia, Ponto Frio e Extra. Segundo levantamento da Serasa Experian Hitwise, divulgado em dezembro do ano passado e compilado com mais de 90 mil internautas, a audiência do e-commerce no Brasil é liderada pela Americanas, seguida pelo Submarino, Magazine Luiza, Casas Bahia, Extra, Shoptime, Ponto Frio, Walmart, Compra Fácil e Amazon.

O site do Carrefour recebeu investimento de R$ 50 milhões (US$ 27,8 milhões), e foi desenvolvido em sete meses. O investimento está incluído nos aportes de R$ 2,5 bilhões (US$ 1,4 bilhão) previstos pelo grupo para o Brasil em 2010 e 2011. Os planos para este ano preveem a abertura de 70 lojas físicas. No ano passado, o faturamento do varejo eletrônico brasileiro somou R$ 10,6 bilhões (US$ 5,4 bilhões), segundo estimativas da E-bit, um crescimento de 30% sobre o ano anterior.

O diretor de comércio eletrônico da rede, Jonas Ferreira, afirmou que o site terá preços diferenciados em relação às operações do varejo físico. Ferreira ressaltou que o site poderá oferecer produtos com a condição de até 24 vezes sem juros, nas opções de compra com o cartão próprio do Carrefour. Com outros cartões, os clientes terão a opção de parcelar em até 12 vezes sem juros.

A companhia vai comercializar inicialmente 15 mil itens num total de nove categorias, mas a expectativa é atingir 80 mil itens até o fim deste ano. Entre as categorias disponíveis na estreia do site estão eletrônicos, informática, eletrodomésticos, telefonia, eletroportáteis, beleza e saúde, cine e foto, utilidades domésticas e cama, mesa e banho. A intenção da varejista é incluir novas categorias a cada dois meses, mas a venda de alimentos, neste primeiro estágio do site, está descartada.