20/02/24 14h46

Carnaval movimenta a economia na Região Metropolitana de Sorocaba

Cerquilho, Salto e São Roque atrairam milhares de turistas que lotaram os hotéis, restaurantes e aqueceram até o mercado imobiliário

Cruzeiro do Sul

O Carnaval 2024 movimentou a economia de vários municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e trouxe turistas para as cidades. Em Cerquilho, por exemplo, a Prefeitura informa que mais de 100 mil pessoas aproveitaram os quatro dias de festa no município, que tem um dos carnavais mais animados da RMS. O município, que tem quase 45 mil habitantes, praticamente viu sua população mais do que dobrar durante o Carnaval.

Salto e São Roque também tiveram eventos e desfiles de escolas de samba, que animaram os moradores e os turistas. Somente nos três municípios, a estimativa é que mais de 150 mil pessoas curtiram os eventos de Carnaval.

Em Cerquilho, a programação aconteceu de 9 a 13 de fevereiro e contou com Carnaval de rua, matinês e desfiles dos carrões. “Sem dúvida alguma, o Carnaval de Cerquilho é o maior evento promovido pela Prefeitura e o que traz mais dividendos ao município. Mais de 100 mil pessoas de toda região e até de outros Estados passaram pela Cidade das Rosas e dos Tropeiros”, informou a Prefeitura. Os eventos do Carnaval 2024 movimentaram os hotéis, locação de casas, chácaras. Os comerciantes dobraram seus faturamentos por conta dos festejos.

Mais de 33 mil

Em Salto, segundo a administração municipal, o Carnaval 2024 reuniu mais de 33 mil pessoas nos quatro dias de festa. O que chamou a atenção positivamente neste ano foi a presença de crianças no dia do desfile, resgatando a participação das famílias e das brincadeiras com o rodopio dos bonecões.

De acordo com a Prefeitura de Salto, a estimativa de público na avenida dos Migrantes, segundo levantamento da Polícia Militar, foi de 15,5 mil pessoas no primeiro dia de desfile e 10 mil no segundo dia. Os demais dias mantiveram um público de 4 mil participantes.

Em 2024, comemorando o maior público na história turística da cidade, foram confeccionados novos bonecões no formato de dinossauros, em alusão ao Parque Rocha Moutonnée. Um deles tem tamanho pequeno e leve, para que as crianças pudessem desfilar, mantendo a maior tradição do Carnaval saltense.

“Levando em consideração que no ano passado o comando da PM avaliou em 8 mil presentes na primeira noite e nesta, 15,5 mil, quase dobramos o público. Outro fato positivo foi a presença de 12 blocos, sendo que dois são oriundos de antigas escolas de samba, tentando fazer a retomada”, disse o secretário de Cultura, Oséas Singh Jr.

Em São Roque

A Prefeitura de São Roque informa que o Carnaval este ano no município foi um sucesso e atraiu uma enorme quantidade de foliões da própria cidade e região, durante oito dias de festas, que contaram com atrações de diversos tipos e para todos os gostos.

As festividades começaram com o Festival de Marchinhas e no último dia de Carnaval, foram as escolas de samba de São Roque que entraram na avenida Bandeirantes, finalizando a festa.

Estima-se que mais de 15 mil pessoas tenham passado pela Brasital e avenidas da cidade durante os dias de programação, marcando um dos maiores carnavais já realizados na cidade e que atraiu pessoas de todas as idades, numa celebração que animou a todos.

“Achei uma festa bem organizada e segura. Viemos conferir todos os dias e não vi nenhuma confusão e o ambiente estava muito gostoso, com muitas famílias. Vi pessoas de todas as idades se divertindo e, assim como eu e minha família, acho que todos gostaram muito dos eventos”, comentou Silvia Helena Santos, que levou a família para curtir o Carnaval de São Roque.

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/carnaval-movimenta-a-economia-na-regiao-metropolitana-de-sorocaba.html