Caravana Jovem Aprendiz Paulista apresenta benefícios do programa a pequenos empresários de Campinas
Iniciativa do Governo do Estado busca mobilizar empreendedores locais para o cadastro das vagas de trabalho; programa é uma oportunidade aos jovens de 14 a 18 anos que buscam o primeiro emprego
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SPO Governo do Estado de São Paulo lançou nesta sexta-feira (23) a Caravana Jovem Aprendiz Paulista, ação que visa a mobilizar e apresentar aos micro e pequenos empresários as vantagens na contratação de aprendizes. Campinas foi a primeira cidade a receber a comitiva que contou com a presença do secretário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos, e da secretária executiva representando o secretário Jorge Lima, Juliana Cardoso.
Representantes de instituições parceiras, como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), SESCON (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo, prefeitura de Campinas, entre outras entidades, participaram do evento, realizado em parceria com a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas).
Os empreendedores presentes contaram com apoio técnico para o cadastramento de suas vagas e conheceram a plataforma de intermediação de mão de obra georreferenciada que identifica os jovens mais próximos do endereço das empresas interessadas. Ao priorizar essa proximidade entre empresa e aprendiz, a iniciativa fomenta a economia local, amplia a conexão entre empreendedores e a comunidade, além de reduzir custos com transporte e tempo de deslocamento.
“O governador Tarcísio teve o desafio de incentivar o micro e pequeno empreendedor a contratar um aprendiz. O Estado assume o custo com a qualificação, e os empreendedores só vão arcar com o salário-mínimo/hora e encargos favorecidos, então é vantagem para a micro e pequena empresa ter pelo menos um aprendiz, que tem a oportunidade de trabalhar com registro na carteira perto de onde mora e estuda e adquirir experiência e conhecimento. Uma grande empresa não está em qualquer esquina, mas uma micro e pequena empresa está”, comenta o secretário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos.
A Caravana detalhou os benefícios do programa ao micro e pequeno empresário, tais como a capacitação do aprendiz totalmente custeada pelo Estado, recolhimento do FGTS ser menor que o habitual (apenas 2%), isenção de verbas rescisórias, acompanhamento técnico durante o processo seletivo e todo trâmite de contratação via plataforma do Estado, amparado pela Lei do Aprendiz (10.097/2000).
“Esse processo de aprendizagem é importante e altera a trajetória do jovem. Tenha certeza que, ao contratar um aprendiz, você não está somente oferecendo uma vaga de trabalho, tem a condição de mudar o futuro dele. O Jovem Aprendiz Paulista segue uma diretriz do governador Tarcísio de Freitas e visa transformar vidas, incluindo os jovens no mercado de trabalho através das micro e pequenas empresas”, afirma a secretária executiva, Juliana Cardoso.
De acordo com dados da Jucesp, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na região de Campinas há mais de 474 mil micro e pequenas empresas aptas a contratarem aprendizes. O setor foi responsável por gerar oito a cada dez postos de trabalho no Brasil no ano passado, segundo dados do Sebrae. Cada empresa classificada como ME ou EPP pode contratar um aprendiz.
“Estamos felizes com a oportunidade de sermos a primeira cidade do estado a receber a Caravana. Isso reforça o potencial de Campinas não só para o empreendedorismo, mas em capacidade de acolher e acreditar no potencial desses jovens em busca da primeira oportunidade
profissional”, destaca Adriana Flosi, presidente da Associação Comercial de Campinas (ACIC) e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas.
Participaram do evento, Dário Saadi, prefeito municipal de Campinas; Carlos Baptistão, presidente da SESCON/SP; Nelson Hervey, diretor superintendente do Sebrae/SP; Márcio Shimomoto, presidente da Jucesp; Humberto Casagrande, CEO do CIEE e Marco Bertaiolli, deputado federal e presidente em exercício da FACESP.