24/11/09 10h53

Capitalização da Petrobras vai servir para financiar fornecedores

O Estado de S. Paulo

A Petrobras vai oferecer a seus fornecedores financiamento com os recursos que obtiver com a capitalização que está sendo preparada para desenvolver projetos no pré-sal. O diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Almir Barbassa, disse que a estatal já estuda modelos de operação com alguns bancos. Os financiamentos poderão ser adotados não somente para atender diretamente aos fornecedores ligados à estatal, mas também os de terceira ou quarta ponta. "Nosso objetivo é que toda a cadeia tenha condições de crescer junto com a Petrobras", disse o executivo, destacando que aqueles que tiverem contratos de longo prazo com a companhia serão os principais beneficiados. "Quanto maior o prazo do contrato, maior o valor a ser financiado e melhores as condições."

Barbassa prevê que o processo de cessão onerosa dos 5 bilhões de barris de petróleo da União para a empresa e a capitalização sejam concluídos no primeiro semestre de 2010. Depois disso, a Petrobras poderá oferecer o financiamento. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) ainda vai definir as áreas de onde sairão as reservas a serem anexadas à carteira da estatal. Para adquiri-las, a Petrobras vai lançar ações e elevar seu valor no mercado de capitais.

Passados dois meses da apresentação do novo marco regulatório do setor de petróleo, o mercado ainda demonstra preocupação quanto à possibilidade de diluição da participação dos acionistas minoritários depois da capitalização. O conselho de administração da companhia aprovou aceitar títulos da dívida pública mobiliária federal para a integralização de ações pelos minoritários.

Barbassa disse que os minoritários estarão representados num comitê que vai acompanhar a cessão onerosa. Já sobre a linha de financiamento aos fornecedores, ele negou que a companhia vá agir como um banco ou que tenha interesse nessa área. "Vamos emprestar os recursos, mas a operação toda vai correr por meio das instituições financeiras com experiência neste tipo de ação."