15/08/18 12h13

Canais de Santos ganharão novas comportas para melhorar o sistema de drenagem

Objetivo é minimizar os alagamento e os riscos de enchentes. Equipamentos devem começar a ser instalados em dezembro.

G1

Dez novas comportas serão instaladas nos canais de Santos, no litoral de São Paulo, para garantir maior eficiência ao sistema de drenagem da cidade, minimizar os alagamentos e reduzir os riscos de enchentes. A instalação dos novos equipamentos está prevista para começar a partir de dezembro.

Segundo informações da Prefeitura, os equipamentos modernizados contarão com acionamento a distância e material mais resistente, diferente das comportas antigas feitas de aço carbono, que existem há cerca de 40 anos e são operadas manualmente pelos funcionários.

Os novos equipamentos serão em aço inox e terão um novo visual com material mais resistente, alteração já autorizada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Isso é necessário pois os canais de Santos são tombados.

As dez comportas novas substituirão as seis antigas próximas ao mar, localizadas dos canais 1 ao 6, e mais quatro intermediárias, sendo duas no canal 1 com as ruas Delfino Stockler de Lima e Francisco Manoel, uma no canal 4 com a Bacia do Macuco e outra no canal 5 com a Rua Aureliano Coutinho.

A licitação já tem uma empresa vencedora. A primeira etapa se baseia na formatação do projeto executivo, que está em fase final. A partir de dezembro, as duas primeiras instalações ocorrerão na orla, nos canais 3 e 4, e as próximas serão feitas a cada 15 dias. A substituição está orçada em R$ 2,384 milhões e é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Segundo a secretária de Serviços Públicos, Fabiana Ramos Garcia Pires, em casos de previsão de chuva, todos os equipamentos serão operados simultaneamente, o que promete minimizar o transbordo de canais e alagamento das ruas. A Prefeitura informa que continua trabalhando periodicamente na limpeza dos canais para que o sistema seja mais eficiente.