31/08/23 12h18

Campus Jundiaí apresenta novas startups que vão receber mentoria

O objetivo é oferecer um ecossistema de inovação no município utilizando espaços públicos

Jornal de Jundiaí

Desenvolver ferramentas tecnológicas para ajudar na comunicação com surdos, melhorar a qualidade do sono ou mesmo para identificar e combater pragas na produção agrícola. Esses foram alguns dos projetos apresentados nesta quarta-feira (30), durante o evento “As novas startups – Campus Jundiaí”, organizado pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), no Paço Municipal.

A iniciativa faz parte do programa Campus Jundiaí, criado pela Prefeitura de Jundiaí em 2021 com objetivo de oferecer um ecossistema de inovação no município utilizando espaços públicos. O evento está em linha com o plano do prefeito Luiz Fernando Machado de fomentar o uso da tecnologia para aproximar o poder público das pessoas e melhorar a eficiência dos serviços oferecidos. “Estamos transformando Jundiaí em um polo de inovação com capacidade para o desenvolvimento de novas tecnologias, geração e difusão de conhecimento. Além de gerar emprego e renda por meio do empreendedorismo, o objetivo é preparar os jovens para os empregos do futuro, que, com certeza, terão muita relação com a tecnologia”, comenta o chefe do Executivo.

As apresentações foram acompanhadas por José Antonio Parimoschi, gestor das unidades de Governo e Finanças e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e pela professora Camila Molena, da Fatec Deputado Ary Fossen (gestora do Campus). Tudo ainda está em fase de desenvolvimento e algumas já almejam a realização de testes. “Temos um sistema de inovação para atrair novas empresas e isso faz com que a cidade seja cada vez mais atrativa para novas pesquisas, novas empresas e tecnologias. Usamos os espaços públicos já existentes para abrigar as startups neste processo de incubação, para depois apoiar ou encontrar quem apoie a iniciativa, como já acontece na Faculdade de Medicina de Jundiaí”, destacou Parimoschi. “A Prefeitura tem muito interesse na inovação, nas oportunidades que são geradas a partir da tecnologia. É aí que vocês entram”, completou, em referência às startups.

Soluções

É o caso, por exemplo, das alunas do ensino médio da Escola Professor Luiz Rosa. Elas estão desenvolvendo um aplicativo para ajudar adolescentes surdos de 12 a 18 anos a se comunicarem. A professora Joyce Souza, da equipe de gestão da escola, acompanhou as alunas e aprovou a iniciativa. “É um movimento poderoso para troca de experiências e que pudemos mostrar esse projeto integrador dentro da escola”.

De acordo com Camila Molena, da Fatec Jundiaí, as apresentações servem para que as startups sejam avaliadas, recebam feedbacks e saibam se estão no caminho certo ou se precisam reavaliar a proposta. “Esse é um modelo que pode ser adotado por todas as escolas, inclusive, avaliando, alavancando e vendo o crescimento delas. É o movimento de uma cultura diferenciada, que devemos ensinar às pessoas”.

Participaram do evento, também, Vinícius Querencia e Guilherme Cuoghi Bellato, da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ); Carlos Eduardo Schuster, da Fatec Jundiaí; e William Estevão Lino da Silva, da Etec Benedito Storani. Da Prefeitura, o gestor adjunto de Empreendedorismo, Wagner Soares, e o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia, Júlio César Durante. Representando a Câmara Municipal, o vereador Cristiano Lopes.

Fonte: https://sampi.net.br/jundiai/noticias/2784335/jundiai/2023/08/campus-jundiai-apresenta-novas-startups-que-vao-receber-mentoria