24/06/14 13h07

Campinas terá relatório de sustentabilidade

Relatório, que é uma ferramenta de prestação de contas, visa municiar os investidores

Correio Popular

A Prefeitura de Campinas (SP) começa a elaborar, a partir de julho, o primeiro relatório de sustentabilidade da cidade na tentativa de atrair investimentos para a cidade. O relatório, que é uma ferramenta de prestação de contas, visa municiar os investidores de informações sobre o desempenho da cidade na hora de tomar decisões.

O anúncio será feito nesta terça-feira (24) pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), na abertura do Fórum Especial Brasil-Portugal de Sustentabilidade, que começa, às 8h, no The Royal Palm Plaza. Está prevista uma palestra do criador do Museu Nacional do Mar, Amir Klink, reconhecido por suas ações de sustentabilidade e superação.

Segunda cidade

Campinas será a segunda cidade do país a fazer o relatório que segue os princípios do relatório de iniciativa global, do Global Report Intiative (GRI). A primeira cidade é o Rio de Janeiro. O GRI é uma ONG holandesa que dá diretrizes para elaboração de relatórios de sustentabilidade de órgãos públicos e privados.

Trata-se de uma de gestão, transparência e prestação de contas do desempenho da governança, que dá as bases para a Sustentabilidade em suas três dimensões: financeira, ambiental e social. A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) já adota esse relatório.

Nesse tipo de documento constam informações financeiras, ambientais e sociais como o uso de recursos naturais, as emissões de CO2, o percentual de mulheres no corpo de funcionários, investimentos sociais, renda per capita, entre outros indicadores. Com ele será possível monitorar, avaliar e reportar práticas sustentáveis para a cidade.Documentos como esses sintetizam o esforço coletivo de reflexão, avaliação e reconstrução da cidade.