01/11/13 16h13

Campinas planeja PPP para processamento de lixo

Folha de S. Paulo/Mercado Aberto

A Prefeitura de Campinas, no interior paulista, vai lançar no início de 2014 uma PPP (parceria público-privada) para a construção de três usinas de processamento de lixo.

O grupo que vencer a licitação terá de investir cerca de R$ 300 milhões para tratar e reaproveitar 100% dos resíduos do município.

Além de construir as usinas, o setor privado ficará responsável pela operação do sistema, segundo Ernesto Dimas Paulella, secretário de Serviços Públicos da cidade.

"A prefeitura vai pagar à empresa uma tarifa por tonelada de lixo tratado", afirma.

"A remuneração também será calculada sobre a venda de subprodutos que serão gerados nas usinas, como recicláveis e fertilizantes."

O período de concessão ainda não foi definido.

A primeira etapa será a publicação do edital, no início de 2014, que abrirá o projeto para manifestação de interesse do setor privado. Só depois será feita a seleção da empresa ou do consórcio.

Campinas recolhe por dia cerca de mil toneladas de lixo. Hoje, os detritos são levados para um aterro localizado na cidade, mas cuja vida útil vai expirar em abril.

A primeira usina, a de reciclagem, deve entrar em operação em 2015. As outras duas --de compostagem e combustível-- devem ficar prontas até 2017, segundo Paulella.

"Para esse intervalo [entre a lotação do depósito atual e a construção das usinas] teremos de abrir uma licitação e enviar o lixo da cidade para um aterro privado."