19/10/23 14h52

Campinas ganha laboratório suíço de tecnologia nos alimentos; investimento é de R$ 10 mi

Iniciativa busca desenvolver novos produtos no setor alimentício e é fruto de parceria entre empresa e o Instituto de Tecnologia de Alimentos

A Cidade ON Campinas

Campinas ganhou nesta semana um novo laboratório para desenvolvimento de novos produtos do setor de alimentos. A iniciativa ocorreu em parceria com a empresa suíça Givaudan, responsável por pesquisas de sabores e fragrâncias, e pelo Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos). O investimento inicial foi de R$ 10 milhões.

O Tropical Food Innovation Lab foi instalado no Ital, local onde os membros do consórcio poderão trabalhar em pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos e será uma incubadora de projetos de inovação em alimentos. Além disso, o laboratório irá complementar o Foodtech Hub Latam, criado em 2018, e que reúne empresas como Mondelez, Kraft, BRF e Bayer.

“Campinas, com essa iniciativa, será a capital nacional do food tech. É um grande orgulho saber que daqui sairão alimentos mais sustentáveis e acessíveis para todo o mundo”, disse o prefeito Dário Saadi (Republicanos).

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, o local terá um seleto grupo de pesquisadores e receberá investimento do governo estadual.

“Este laboratório é composto de um seleto grupo de pesquisadores e tem tudo para ser referência mundial. O governo do estado vai investir em pesquisa e inovação para que iniciativas como essa rendam muitos frutos”, comentou.

A infraestrutura do laboratório conta com planta-piloto de linhas de produção de pequena escala complementares às que estão em operação no Ital, laboratórios de análise e de desenvolvimento de aplicações, além de uma cozinha experimental e um espaço de convivência.

O Instituto

Segundo a Prefeitura de Campinas, o Ital é uma das instituições líderes em ciência aplicada na América Latina e completa 60 anos de atividade neste ano.O local exerce papel central em inovação através de pesquisa, desenvolvimento e assistência técnica especializada em alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem.

 

Fonte: https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/campinas-ganha-laboratorio-suico-de-tecnologia-nos-alimentos-investimento-e-de-r-10-mi/