12/06/24 15h15

Campinas ganha centro de excelência para pesquisa e desenvolvimento em computação quântica

A computação quântica usa tecnologia especializada para resolver problemas complexos que computadores ou supercomputadores não conseguem

A Cidade ON Campinas

Campinas ganhou ontem (11) um Centro de Excelência em Computação Quântica (CDE) do Instituto Venturus, instalado no Polo II de tecnologia. O novo centro será responsável por desenvolver pesquisa e desenvolvimento em computação quântica o que coloca Campinas na vanguarda do setor no país.

A intenção do novo centro é estabelecer um ecossistema de computação quântica referencial, com o objetivo de promover tanto a formação de mão de obra qualificada quanto a pesquisa aplicada.

A expectativa é a de que dentro de 10 anos, o Brasil possua seus primeiros computadores quânticos operacionais.

O que é computação quântica?

A computação quântica usa tecnologia especializada para resolver problemas complexos que computadores clássicos ou supercomputadores não conseguem resolver, ou não podem fazê-lo com rapidez suficiente. A capacidade de processamento vai além do que existe hoje.

Para realizar o trabalho do Centro de Excelência, o Venturus será o primeiro parceiro na América Latina da empresa norte-americana QuERA, que produz computadores quânticos.

O superintendente do Instituto Venturus, João Sato, afirmou que a criação do Centro marca um momento histórico da instituição e também para a pesquisa em computação quântica no Brasil. Criado em Campinas há 28 anos, o Instituto Venturus é um centro de tecnologia, pesquisa, desenvolvimento de produtos e serviços na área de tecnologia

"A computação quântica é uma tecnologia disruptiva com potencial para revolucionar vários setores da sociedade. Seremos uma ponte entre empresas, especialistas e startups." afirmou.

A inauguração reuniu representantes da área da ciência e tecnologia. Estavam presentes representantes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica), da Fundação Fórum Campinas Inovadora, além de empresários e pesquisadores. O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi representado por Hamilton José Mendes da Silva, da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação. O prefeito Dário Saadi (Republicanos) também esteve no local.

O prefeito destacou a importância da inauguração do centro ocorrer na mesma semana em que está sendo realizada a Campinas Innovation Week, um evento que reúne inovação, tecnologia e empreendedorismo.

“Campinas, sem dúvida, é a cidade que reúne condições para liderar o movimento de tecnologia e inovação no Brasil. E a inauguração do Centro de Excelência em Computação Quântica do Venturus é um exemplo disso”, declarou.

 

Fonte: https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/campinas-ganha-centro-de-excelencia-para-pesquisa-e-desenvolvimento-em-computacao-quantica/