06/07/12 15h30

Campinas é quinta colocada no índice de Cidades Digitais

DCI

Campinas ficou em quinto lugar com 390 pontos na segunda edição do Índice Brasil de Cidades Digitais (IBCD), que foi lançada nesta semana, em São Paulo. À frente de Campinas, todas as demais cidades são capitais. O primeiro lugar ficou com Curitiba, no Paraná, com 423 pontos. A cidade do Rio de Janeiro aparece na segunda colocação com 407 pontos, seguido de Belo Horizonte, capital mineira, com 398 pontos, e Vitória, capital do Espírito Santo com 396 pontos e em quarto lugar. No ranking, 100 cidades foram pontuadas através do índice. Todos esses municípios realizaram uma inscrição através do site da Momento Editorial e preencheram um questionário elaborado pelo CPqD. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de Campinas também figuram no ranking Paulínia (12ª com 374 pontos), Vinhedo (19ª com 358); Capivari (27ª com 340); Pedreira (44ª com 300); Jaguariúna (60ª com 234); Hortolândia (65ª com 214); Santo Antônio de Posse (68ª com 210) e Santa Bárbara d'Oeste (70ª com 208).

Quanto aos critérios que pesaram na pontuação dos municípios, estão divididos em nove categorias, de acordo com a metodologia do CPqD utilizada no estudo, como presença de equipamentos primários (PCs, impressoras, rede interna, etc.); acesso público à internet; cobertura geográfica e conexão; acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade; banda; serviços públicos e privados; integração de serviços públicos; integração de comunidades e novo espaço público e integração de cidades, estados e países.

Graziella Cardoso Bonadia, responsável pelo trabalho no CPqD, explica que houve um aperfeiçoamento da metodologia neste ano, o que permitiu fazer uma avaliação mais precisa das iniciativas envolvendo o uso das TICs nas cidades brasileiras.

Essa avaliação foi feita a partir de um questionário, respondido pelos gestores municipais, e ainda de dados complementares levantados pela equipe do IBCD (como população, número de acessos e velocidade média de conexão à internet).

Pontuação de cada cidade

Com base nessas informações, foi atribuída a pontuação de cada município, que leva em conta uma série de critérios. Divididos em nove categorias, esses critérios consideram não só a infraestrutura tecnológica (presença de equipamentos primários, banda, cobertura geográfica, etc.), mas também a disponibilidade de serviços digitais e de recursos de acessibilidade, por exemplo, para pessoas com deficiências físicas ou analfabetas. "Na categoria presença de equipamentos primários, a pontuação tem peso menor; enquanto na categoria serviços eletrônicos, o peso é bem maior", diz Graziella.

De modo geral, o nível de digitalização dos municípios cresceu no país, acompanhando o aumento dos investimentos no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Tanto para melhorar a eficiência dos seus processos de gestão como os serviços prestados ao cidadão. Resultado de um trabalho inédito realizado pelo CPqD em parceria com a Momento Editorial, o ranking traz, neste ano, um total de cem cidades, o que representa um aumento de 33% em relação aos 75 municípios que participaram em 2011. "É importante destacar que, além da amostragem maior e mais abrangente, incluindo municípios de todas as regiões do país, houve também uma melhora na pontuação das cidades que participaram pela segunda vez da pesquisa. Prova disso é o aumento médio de 22% na pontuação dessas cidades", afirma Hélio Graciosa, presidente do CPqD.

Do total de cem municípios do ranking do Índice Brasil de Cidades Digitais 2012, 58 são da Região Sudeste (especialmente de São Paulo), 25 do Sul, 12 do Nordeste, três do Centro-Oeste e apenas dois estão na Região Norte.