28/02/13 12h30

Campinas é a que mais atrai executivos

Metro Campinas

Cidade lidera a preferência dos profissionais da capital e do litoral

Campinas é a cidade que mais chama a atenção de executivos de São Paulo e do litoral do Estado em relação ao mercado de trabalho. Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Hays.
 
De acordo com os dados, nove entre 10 profissionais (88,3% do total) de pequenas, médias e grandes empresas, considerariam trabalhar no interior paulista. Para 32,4% deles, Campinas é a cidade mais chamativa, liderando o ranking do interior. Jundiaí aparece em segundo lugar (26%), seguida por Sorocaba (10,8%).
 
A pesquisa ainda mostra que o principal motivo para essa escolha, para 78,7% dos entrevistados, é a qualidade de vida. “As horas gastas no trânsito de São Paulo podem ser trocadas por outras atividades, relacionadas ao aperfeiçoamento profissional ou ao tempo livre para a família”, explica Rodrigo Soares, coordenador da Hays em Campinas.
 
Ele ainda defende que a boa infraestrutura da região também favorece. Além disso, segundo Soares, “Campinas apresenta diversidade industrial e mão de obra qualificada”.
 
Entre aqueles que não moram no Estado de São Paulo, a cidade se destaca ainda mais: 41,3% prefeririam Campinas a outras localidades. Para este grupo, 83,4% são atraídos pela remuneração e pelos benefícios.
 
De acordo com a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), 50 das 500 maiores empresas do mundo têm filiais na região metropolitana da cidade. E, entre 2007 e 2011, 1.145 novas empresas e indústrias foram instaladas – sem contar comércios e serviços que, juntos, representaram no ano retrasado 60.574 estabelecimentos.
 
Apesar das vantagens, Soares defende que a cidade peca nas áreas de cultura e saúde. “Os profissionais que vêm de São Paulo sentem falta de teatros, bibliotecas e programas culturais. Além disso, o atendimento médico deixa a desejar, e muitos preferem manter vínculos na capital”, afirma Soares.