03/10/24 16h00

Campinas é a cidade que mais gera empregos no interior

Somente em agosto, foram ofertadas 1.659 vagas, segundo dados do Caged

Correio Popular

Campinas foi a cidade do interior paulista e a quarta do Estado de São Paulo que mais criou empregos em agosto. O município registrou a criação de 1.659 vagas com carteira assinada, de acordo com o balanço divulgado pelo Observatório PUCCampinas, baseado no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado ficou atrás apenas de três cidades da Região Metropolitana de São Paulo: a capital, que liderou o ranking com 20.122 postos de trabalho, seguida por Osasco (2.345) e Guarulhos (2.026). Santo André completou o top cinco paulista com 1.432 contratações.

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) encerrou agosto com 2.416 empregos criados. Para a economista Eliane Navarro Rosandiski, pesquisadora de emprego do Observatório PUC-Campinas, "os números são muito interessantes", principalmente pelo desempenho positivo na indústria e construção civil, que pagam salários mais elevados e impactam positivamente outros setores, criando um ambiente de crescimento econômico sustentável. Estes setores estão entre os que mais geraram empregos este ano, com a indústria ocupando a segunda colocação, com 7.057 novos postos na RMC no acumulado de janeiro a agosto, e a construção civil em terceiro lugar, com 6.499.

"Esses dois setores, estando na liderança, marcam um processo de retomada da economia mais sustentável. A indústria porque é boa pagadora e gera valor na economia, e a construção por ter um efeito multiplicador gigante", explicou a economista, que também é professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Campinas. Por gerarem uma renda mais alta, proporcionam aumento no consumo, desde o mercado do bairro, salão de beleza até a aquisição de bens duráveis, influenciando o desempenho positivo de outros setores.