14/05/10 11h22

Campari tem expansão de três dígitos no Brasil

Valor Econômico

A fabricante de bebidas italiana Davide Campari-Milano, mais conhecida pelo aperitivo Campari, comemorou ontem a divulgação de seus resultados do primeiro trimestre. O lucro do período cresceu 12,7%, puxado pelas vendas que mundialmente tiveram um salto de 22,9% e alcançaram €233,6 milhões. Um dos motivos da recuperação no faturamento foi o desempenho no Brasil que, de acordo com o relatório da empresa, teve crescimento de três dígitos. "As marcas vendidas no Brasil experimentaram um crescimento nas vendas de três dígitos graças ao sucesso na execução da nova política comercial", relata a empresa no relatório, sem dar detalhes sobre os novos procedimentos adotados. No Brasil, a Campari comercializa, além do aperitivo famoso por sua cor vermelha, bebidas como Cynar, o conhaque Dreher e o uísque Drury's.

Outro fator que ajudou no crescimento acima de 100% no país no primeiro trimestre foi a comparação estatística com o primeiro trimestre de 2009 - um período de vendas historicamente fracas para empresa no país. De janeiro a março do ano passado, o faturamento das marcas Campari no Brasil teve retração de 66%, de acordo com o relatório daquele trimestre.

Efeitos estatísticos à parte, a Campari conseguiu uma boa recuperação em várias regiões onde atua. Nos Estados Unidos, as vendas cresceram 66,5% e na Europa, 18,9%. "Não esperamos que o mercado continue tão favorável como está agora", disse Bob Kunze-Concewitz , diretor chefe da multinacional italiana. "Precisamos ter nossos pés no chão até o fim do ano", acrescentou ele, que se definiu como um "otimista cuidadoso". Mas como base no crescimento alcançado até agora, a companhia mantém seus planos de fazer aquisições ao longo do ano, conforme explicou Kunze-Concewitz . Para isso, a empresa conta com uma reserva de €300 milhões.