27/04/07 15h39

Cambridge dobra de tamanho em seis anos

Valor Econômico - 27/04/2007

A Cambridge University Press , conhecida no Brasil pela edição de livros voltados ao ensino de inglês, fincou bandeira em território nacional há 18 anos. A aposta tem mostrado resultado. A operação brasileira faturou R$ 17 milhões (US$ 8,3 milhões) em 2006 (o ano fiscal da empresa termina em abril), um aumento de 8% em relação ao ano anterior. A expectativa de João Sabino Madureira Neto, diretor da companhia no Brasil, é repetir o percentual de crescimento este ano. Apesar de estar há tantos anos no Brasil, a principal expansão da empresa no mercado brasileiro ocorreu apenas há seis anos. Madureira Neto assumiu o cargo em 2001 para mudar a estrutura da empresa. Hoje, a Cambridge possui 40 funcionários e trabalha desde a importação até a distribuição do produto. Além disso, "desenvolvemos materiais voltados especialmente para o mercado brasileiro - um projeto de US$ 900 mil -, e investimos, anualmente, US$ 600 mil em contratação de funcionários, equipamentos e marketing". A reestruturação fez com que a editora dobrasse de tamanho nos últimos seis anos. O executivo explica que, para este ano, a idéia é ampliar o relacionamento com professores. A partir deles, será possível atingir o principal consumidor do catálogo da Cambridge no Brasil: os estudantes da língua inglesa, que respondem por 95% do consumo. A Cambridge é uma das editoras mais antigas no mundo. Fundada em 1534, está presente hoje em 42 países e é considerada uma fundação sem fins lucrativos - o lucro obtido é revertido para o próprio desenvolvimento de produtos e treinamento de professores, além de projetos sociais.