16/01/09 11h17

Câmbio favorece negócios com árabes

Gazeta Mercantil - 16/01/2009

A valorização do dólar nos últimos meses deverá impulsionar o volume dos negócios com produtos agropecuários entre o Brasil e os países árabes em 2009. Mesmo após o agravamento da crise, no segundo semestre de 2008, as exportações para os países árabes continuaram em expansão e fecharam acima das expectativas. O crescimento no terceiro trimestre também pode ser atribuído ao direcionamento dos produtos que deixaram de ser consumidos nos mercados europeu e americano, os que mais foram prejudicados com a crise. Nesse período, por exemplo, a receita com cafés cresceu 55,8% e a de carnes subiu 8% na comparação com 2007, segundo informações da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB). "O problema de liquidez que afeta o mundo inteiro não é problema para os países árabes. A queda nas cotações do petróleo foram compensadas em parte pela valorização do dólar e isso poderá criar muitas oportunidades para os empresários brasileiros em 2009", avalia Antônio Sarkis Júnior, presidente da CCAB. Ele acredita que ainda existem muitos mercados para serem explorados. "Sempre que fizemos projeções de crescimento das exportações elas foram superadas", ressaltou. Ele disse ainda que o fluxo comercial entre Brasil e os países do bloco sempre foi equilibrado. Segundo dados da CCAB, só as vendas de café não torrado aos árabes somaram US$ 146,7 milhões, um incremento de 16% em relação ao ano anterior. "Se a relação comercial for trabalhada para a abertura de novos mercados, o Brasil poderá ser um dos primeiros a superar crise", avalia Sarkis.