21/10/09 12h13

Câmara aprova MP que libera US$ 2,3 bilhões para microempresas

Folha de S. Paulo

A Câmara aprovou ontem medida provisória que libera R$ 4 bilhões (US$ 2,3 bilhões) da União para a criação de dois fundos de garantia contra riscos de inadimplência dos empréstimos feitos por bancos a micro e pequenas empresas. A expectativa do governo é dar cobertura para a realização de R$ 48 bilhões (US$ 27,9 bilhões) em empréstimos, estimulando assim o mercado financeiro a voltar a emprestar para as pequenas empresas, que vêm enfrentando forte retração de crédito.

A principal mudança feita ontem autorizou também a criação de um fundo para garantir o pagamento de empréstimos de financiamento e de investimento concedidos para produtores rurais e suas cooperativas. Segundo o Ministério da Fazenda, inicialmente será destinado R$ 1 bilhão (US$ 581,4 milhões) para os fundos, que precisam ser instituídos pelo Banco do Brasil e pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). No caso do Banco do Brasil, o fundo poderá avalizar as operações financeiras de qualquer banco.