Call centers avançam e já empregam 250 mil
Valor Econômico - 03/01/2007
Depois de cinco anos consecutivos de crescimento mais do que chinês, com uma média anual próxima dos 25%, o setor de call center mantém o fôlego e deve se expandir mais 8% ou 10% ao ano até 2010. O segmento emprega 254 mil pessoas e o número não pára de crescer. A Contax, da Telemar, encerrou o ano com 49 mil funcionários, superando o contingente da Petrobras. A Atento, controlada pela Telefónica, rivaliza com a Casas Bahia em número de empregados. A julgar pelos projetos em andamento, mais vagas estarão disponíveis em pouco tempo. Em parte, as empresas de call center estão de olho no que ainda é feito pelas companhias dentro de casa. Em 2005, o mercado brasileiro movimentou US$ 1,6 bilhão em serviços terceirizados de call center, mas isso significa apenas 36% do mercado total disponível. Agora, porém, à medida que o mercado amadurece, as companhias preparam-se para uma fase de consolidação.