21/06/24 14h50

Cainiao Network, do grupo Alibaba, investe em logística e deve gerar 1,5 mil empregos no Estado de SP

Com apoio da InvestSP, empresa terá um hub aeroportuário e 10 hubs menores, que vão reduzir o tempo de entrega

InvestSP

O grupo chinês Alibaba, uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, iniciou a ampliação de sua estrutura no Estado de São Paulo. A empresa fala em um investimento de “dezenas de milhões de reais” e na geração de pelo menos 1,5 mil empregos.

A iniciativa consiste na instalação, pela Cainiao Network - braço logístico do Alibaba -, de um hub logístico aeroportuário para realizar o despacho de remessas internacionais no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. A tendência é que o prazo de entrega da China para o Brasil seja reduzido em pelo menos dois dias. O hub deve ficar pronto em agosto.

O projeto conta com apoio da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), que também oferece suporte à Cainiao na implantação de 10 “mini hubs” no Estado, que irão reduzir o prazo doméstico de entrega de encomendas em pelo menos um dia. Atualmente, a cidade de Osasco, na Grande São Paulo, abriga o maior centro de classificação e distribuição de mercadorias da companhia no país.

Segundo a empresa, a plataforma de e-commerce do grupo Alibaba reúne mais de 200 milhões de produtos e 200 mil fornecedores, além de integrar cerca de 200 países. São quase seis mil categorias de produtos, como: alimentos, roupas, calçados, ferramentas, móveis, aparelhos eletrônicos, joias, móveis e equipamentos industriais.