08/11/06 16h38

Cafés da Alta Mogiana ganham concurso paulista de qualidade

Valor Econômico - 08/11/2006

São Sebastião da Grama está no topo do ranking paulista dos melhores cafés arábica. No 5º Concurso de Qualidade do Café de São Paulo, cujos resultados foram anunciados ontem, em Santos, dois lotes produzidos no município, no noroeste do Estado, foram os grandes vencedores, depois de arrematados por US$ 1.433 e US$ 1388 por saca. Participaram disputa, no total, 911 produtores. No caso da variedade mundo novo (cereja descascado) que obteve o maior preço, o ágio alcançou 839%. O lote foi produzido por Lindolpho de Carvalho Dias, dono da Fazenda Cachoeira da Grama, na região da antiga Alta Mogiana, e foi arrematado pela Bourbon Specialty Coffees (Spress Café). O segundo colocado, produzido por Maysa Dias de Macedo Costa, da Fazenda Santa Inês, foi adquirido pela Moka Trading Company (Café Moka). O leilão levou à disputa dez finalistas, selecionados em concursos regionais que tiveram apoio da Câmara Setorial de Café da Secretaria da Agricultura paulista. Esta edição destacou tanto a qualidade da Alta Mogiana, com São Sebastião da Grama e Altinópolis, quanto à do centro-oeste, com a produção de Piraju.