Café brasileiro invade a Ásia
Gazeta Mercantil - 12/01/2007
Os produtores de café do Brasil descobriram a Ásia. Torrefadoras e cooperativas estão investindo cerca de US$ 2,5 milhões em cafeterias naquele continente visando aumentar a exportação do grão e comercializar produto de maior valor agregado. O mercado asiático tem enorme potencial devido ao tamanho da população e ao forte consumo de café expresso. Além disso, é um mercado novo no consumo de café, já que a população começou a tomar a bebida apenas há cerca de 70 anos. Se no ano passado o setor abriu três cafeterias naquele continente, apenas neste semestre estão previstas duas. O Café do Centro instalou uma casa em Tóquio, enquanto o Café Tiradentes preferiu montar uma cafeteria em Seul e a Cooperativa de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), em Pequim. Segundo Herszkowicz, o Café Tiradentes prevê inaugurar outra cafeteria no mesmo país neste mês. O Café do Centro, de acordo com Rodrigo Branco, sócio da empresa, espera inaugurar uma nova casa no fim de março, ainda sem lugar definido. Segundo ele, a empresa investe em média US$ 400 mil a US$ 500 mil na abertura de uma loja. A meta do Café do Centro é em dez anos instalar 100 cafeterias no Japão. O objetivo dessas empresas, segundo Herszkowicz, é desenvolver um canal de distribuição por meio das exportações com maior valor agregado. Para o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Guilherme Braga, a intenção é aumentar a exportação e reforçar a imagem do produto no exterior, já que o consumo do produto em cafeterias é pequeno.