BYD tem US$ 1 bi para o Brasil
Valor EconômicoA partir de 2017, a chinesa BYD terá US$ 1 bilhão para investir na expansão do uso de energia limpa no Brasil. Segundo Adalberto Maluf, diretor de marketing da BYD do Brasil, instalada em Campinas, os recursos podem subsidiar a compra de ônibus e carros elétricos e também de placas para geração de energia solar. Os recursos virão do Banco de Desenvolvimento da China. O Brasil receberá 10% dos recursos homologados para a BYD, de US$ 10 bilhões.
Como os veículos elétricos são mais caros que os convencionais - um ônibus tradicional custa em torno de R$ 400 mil e o elétrico pode chegar a R$ 1 milhão -, a ideia é que a BYD financie a diferença, em sistema de leasing, e o comprador use o que consegue economizar em diesel para saldar a dívida.
Os recursos devem chegar à sede da empresa no início do ano.
São Paulo tem uma lei do clima que prevê que 10% da frota de ônibus sejam movidos a energia limpa em 2018. Esses veículos terão incentivo de rodar até 15 anos antes de saírem de circulação. Cinco anos a mais que os movidos a diesel.
Em Campinas, o prefeito Jonas Donizete (PSB), que esteve ontem reunido com o CEO da BYD, Wang Chuan Fu, disse que deve ser lançado este mês um edital para transporte público que incluirá um percentual, ainda não definido, de veículos elétricos. Campinas já tem onze ônibus desse tipo rodando, comprados pela operadora local Itajaí.
A cidade é sede da fábrica da BYD no Brasil que produz os chassis dos veículos. É também ali que a BYD inicia, em fevereiro, a produção de painéis para geração de energia solar.