18/12/08 10h55

BusTV planeja investir US$ 4.35 milhões e expandir rede de TVs em ônibus

Valor Econômico - 18/12/2008

Atingir um público de 600 mil pessoas por dia, ou 18 milhões por mês, das classes B e C em cinco das maiores capitais do país, pode ser bastante atraente para qualquer anunciante, em especial em tempos de corte de custos. É com essa expectativa que a BusTV, empresa que produz e comercializa mídia eletrônica dentro de ônibus urbanos, pretende investir R$ 10 milhões (US$ 4.35 milhões) na expansão das suas operações em 2009. Atualmente, a empresa tem dois mil monitores de TV de LCD instalados em mil ônibus de sete capitais (cinco delas em sistema de franquias). A meta é fechar 2009 com o dobro de monitores e ônibus, chegando até março a mais sete metrópoles, com franqueados. "Vamos incrementar a programação, com o lançamento, em março, de uma série exclusiva para a nossa rede, concebida nos moldes de 'A Grande Família'", diz o diretor da BusTV, João Coragem, referindo-se ao programa semanal da Rede Globo. Segundo o empresário, dos cerca de um mil e-mails enviados todo mês pelos usuários do transporte público, a maioria pede futebol e novela na programação. O futebol já foi atendido com a criação de um compacto dos melhores momentos. "Estamos avaliando a possibilidade de veicular também um resumo das novelas da TV aberta", afirma Coragem. Mas com uma série produzida dentro de casa, a BusTV tem mais chances de aumentar em 40% o faturamento publicitário esperado para 2009. "Com uma produção nossa, os anunciantes terão mais liberdade para fazer merchandising", diz Coragem, que deve encerrar o ano com receita de R$ 8 milhões, fruto das operações próprias do Rio e São Paulo e dos royalties recebidos dos franqueados nas demais capitais - Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. Hoje, com dois mil monitores instalados em sete praças, a BusTV atinge 18 milhões de usuários ao mês. Essa "rede" e o número de passageiros devem dobrar até março, quando a programação estréia nos ônibus de Natal, João Pessoa, Belém, Manaus, São Luís, Amapá e Vitória.