Burger King fecha nova parceria para deslanchar em SP
Valor Econômico
A multinacional americana Burger King, maior concorrente mundial do McDonald's, fechou contrato com um segundo grupo de investidores (master franqueado) em São Paulo, o que permitirá à rede de hambúrgueres acelerar a expansão no Estado. O acordo foi firmado com a De Nadai, fornecedora de serviços de alimentação para empresas. Fundada em 1977, a De Nadai possui 1,5 mil funcionários e atende desde plataformas de petróleo e usinas de bioenergia a escolas, hospitais e empresas de 'contact centers'.Até então, a única master franqueada da Burger King no Estado de São Paulo era a BGK do Brasil, empresa controlada pelo pecuarista Luiz Eduardo Batalha, mas que possui outros nove sócios. A BGK opera atualmente 30 restaurantes na capital e no Estado de São Paulo e foi responsável pela abertura do primeiro Burger King no Brasil, em novembro de 2004 .
Claudio Arcuri, executivo da Burger King Corporation responsável pelas operações de franquias na América Latina, nega que a contratação de um segundo master franqueado em São Paulo esteja associada aos problemas societários da BGK do Brasil. "Há um enorme espaço a ser ocupado em São Paulo e o mercado é grande o suficiente para a coexistência das duas master franqueadas, a BGK do Brasil e a De Nadai", afirma Arcuri.
Arcuri estima que existe potencial para 200 restaurantes do Burger King só no Estado de São Paulo, o que exigirá alto investimento. Trata-se de um número grande demais para apenas um master franqueado, explica o executivo. Com a De Nadai, o objetivo é acelerar a abertura de unidades. "Veja bem, a BGK do Brasil abriu 30 restaurantes em 55 meses de operação. É uma boa média. E, neste ano, todas as empresas pisaram no freio", disse Arcuri. No Brasil, a cadeia de fast-food possui hoje 68 restaurantes, em 14 Estados e 38 cidades. Só no México, existem 420 filiais do Burger King.