25/06/08 15h02

Bunge e Embrapa assinam pacto por integração lavoura-pecuária

Valor Econômico - 25/06/2008

A Bunge Fertilizantes e a estatal Embrapa assinaram ontem, em Campinas (SP), um acordo que visa a disseminar o sistema de integração entre agricultura, pecuária e floresta. O objetivo principal é estimular a rotação de atividades e facilitar a recuperação de pastagens degradadas, que representam grande parte das terras agricultáveis que poderão ser ocupadas no país nos próximos anos. O acordo, que entrará em fase operacional em junho próximo, prevê investimentos totais de R$ 2,3 milhões (US$ 1,41 milhões) da Bunge nos próximos três anos, que é o prazo - prorrogável - de duração do projeto. Além disso, a empresa privada se comprometeu a doar 300 toneladas de fertilizantes por ano aos interessados em participar. "Mantínhamos com a Embrapa acordos pontuais nesse sentido. Agora decidimos ampliar e transformar o projeto em um acordo nacional", afirmou Mário Barbosa, presidente da Bunge Fertilizantes. Conforme ele, a idéia é que o estímulo oferecido sirva de estopim para que, no futuro próximo, pelo menos 70 mil agricultores adotem o conceito de integração, para que este se espalhe por aproximadamente 50 milhões de hectares. Se os objetivos forem alcançados, culturas agrícolas ocuparão parte desses 50 milhões de hectares, mas outra porção expressiva continuará abrigando pastagens, mas não mais degradadas. "Na chamada 'economia do conhecimento', na qual vivemos, a inovação é um fator diferencial", disse Silvio Crestana, presidente da Embrapa, em comunicado.