BtoBe Demo Day 2ª edição acontece nesta quinta em São Paulo
Evento é uma nova iniciativa do Texbrasil e promoverá o encontro de jovens marcas de modas com profissionais renomados do ramo
Apex BrasilAs jovens empresas de moda que integram o Projeto Brazilians To Be (BtoBe) participam no próximo dia 1 de setembro do BtoBe Demo Day. Em sua segunda edição, o evento, que é uma iniciativa do Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda realizado pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), tem por objetivo a interação dos empreendedores com mentores de diversas áreas, para troca de experiências, networking e desenvolvimento dos negócios. “O objetivo é promover a internacionalização dessas marcas mais jovens, dando aos estilistas uma maior capacidade competitiva e uma mentalidade global”, afirma Evilásio Miranda, gerente de moda e design do Programa.
As marcas Iara Wisnik (SP), Larsan (BSB), Femman (BH) e Ocksa (POA), - últimas entrantes no BtoBe – serão as participantes desta edição, e terão 10 minutos para apresentar seus pitches aos mentores de diferentes áreas como finanças, gestão, investimentos, marketing, produto, mídia e tecnologia. Entre os mentores confirmados estão: Luiz Morais (Grupo Nohda), Alexandre Cobra (Adriana Degreas), Felix Muehlschlegel (Adidas Creation Center), Olivia Hanssen (Farfetch), Juliana Borges (Sebrae Nacional), além de representantes da indústria têxtil, jornalistas e compradores.
Após as apresentações individuais, os designers participarão de uma sessão de matchmaking com os mentores, quando poderão trocar experiências entre si, recebendo feedback não somente sobre as coleções mas também sobre outros aspectos do negócio, como comunicação, vendas, estratégia e gestão. As quatro empresas que se apresentarão no evento passaram os últimos quatro meses sendo aceleradas, dentro de um programa composto por consultorias e mentorias de especialistas em crescimento de startups, de modo que pudessem trabalhar hipóteses sobre suas empresas, produtos e clientes, e chegar a um modelo de negócio que fosse economicamente sustentável.
Para Agustina Comas, proprietária da recémcriada Japonique + Comas ao lado de Jana Tahira, a participação na primeira edição do BtoBe Demo Day foi essencial para definição do propósito da marca. “O processo de aceleração foi muito importante para encontrarmos o melhor caminho para o trabalho que desenvolvemos. Decidimos manter as empresas Japonique e Comas, cada uma com seu trabalho, e criar a Japonique + Comas, uma marca especializada em kimonos hafu feitos com técnicas de upcycling (reaproveitamento de sobras da indústria)”, explica. Agora em setembro, a dupla apresentará a nova marca na feira Tranoi International Trend Shows, em Paris.
A marca gaúcha Helen Rödel, participante do projeto BtoBe desde 2012, já está colhendo os resultados obtidos com a participação na aceleradora. Com o apoio do Texbrasil, a empresa passou a integrar, no ano de 2013, o showroom internacional Barefoot Chic (com sede em Londres e exposições também em Paris e Nova Iorque), no segmento resort, um dos mais dinâmicos do mercado atualmente. A estreia internacional não poderia ter sido melhor: a coleção resort 2017 foi totalmente comprada pelo e-commerce norte-americano Moda Operandi (www.modaoperandi.com). Segundo Guilherme Thofehrn, sócio da marca, a meta de faturamento dessa coleção foi alcançada e a projeção de crescimento para as próximas temporadas é de 25% a cada estação. Os mercados-alvos são Estados Unidos, Inglaterra e França. “A nossa meta considera a raridade do produto e tem por objetivo um crescimento gradual, próprio das operações deste mercado”, explica.
SERVIÇO:
BtoBe Demo Day 2ª Edição
Dia 01 de setembro, às 18h
House of Learning: Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 69 – Pinheiros, SP.