12/07/10 12h24

Brookfield Shopping Centers investe US$ 167 mi em expansões até 2012

Folha de S. Paulo

A Brookfield Shopping Centers -antiga Brascan Shopping Centers- vai investir cerca de R$ 300 milhões (US$ 167 milhões) nos próximos dois anos em expansões e revitalizações de alguns de seus empreendimentos. O recurso faz parte de um total de R$ 800 milhões (US$ 444 milhões) reservados para serem injetados de 2008 a 2012, segundo Filipe Vasconcelos, diretor-executivo da Brookfield Gestão de Empreendimentos, administradora do negócio. Entre os principais projetos em andamento em São Paulo, está o do shopping Pátio Paulista, que acaba de ser expandido e reformado. Há também um terreno ao lado onde estão previstos para serem construídos quatro pisos de garagem e cinco de área para lojas, mudanças que envolvem R$ 150 milhões (US$ 83 milhões). "Outro de expansão com as mesmas características é o Pátio Higienópolis, com entrega em setembro", afirma.

No Rio, a grande expansão está prevista para o Riosul. Entre os novos empreendimentos, a empresa inaugurou em novembro o shopping Vila Olímpia (SP), parceria com Multiplan e Helfer. Está em construção um complexo em Alphaville (SP) e a empresa pretende retomar o planejamento de outro em Mogi Mirim (SP), que já teve pré-lançamento, mas foi desacelerado em 2009. "A intenção é voltar a falar mais sobre este. Deve ser entregue em três anos", afirma. A companhia tem participações variadas em seu portfólio de shoppings, que incluem Raposo Shopping (SP), West Plaza (SP), ItauPower (MG) e outros. Cerca de 70% dos recursos são próprios. O restante foi obtido entre os sócios.