27/10/09 12h29

BrasPress e Wilson Sons fazem aporte para atender demanda

DCI

Por acreditar na forte demanda brasileira pelo setor de logística, o qual prevê um incremento de seis pontos percentuais no Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2010, o presidente da Transportadora BrasPress, Urubatan Helou, afirma que pretende ampliar sua frota em mais de 150 veículos e acrescer em 3 grandes terminais a sua infraestrutura, e já prepara a construção do maior terminal de cargas da América Latina, em Guarulhos. Os investimentos para 2010, segundo Helou, passam dos R$ 200 milhões (US$ 116,3 milhões). Bem impressionado com o desempenho da iniciativa privada no desenvolvimento do setor no Brasil, o executivo afirma que, se "as previsões se confirmarem, o Brasil entra de vez na área da prosperidade". "Assim, em dez anos, o PIB do Brasil cresce 100%", afirma Helou, que critica a posição do governo frente ao desenvolvimento da infraestrutura no País.

Diante dos investimentos do governo em infraestrutura, com obras do Programa de aceleração do crescimento (PAC) e mesmo na preparação para eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, Flávio Benatti, presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), afirma que este desenvolvimento já deveria ter acontecido. Segundo Benatti, "as possibilidades de crescimento são muito grandes" e o País já sente os reflexos do novo posicionamento diante dos investidores estrangeiros, devendo atrair ainda mais investimentos.

Um exemplo é o da gigante do setor, Wilson Sons Limited, que anunciou financiamento com The Export-Import Bank of China de US$ 16,66 milhões, por 10 anos, para a aquisição de 6 guindastes para o terminal de contêineres de Rio Grande (Tecon Rio Grande). Na área rodante, o exemplo é o da aquisição feita no primeiro semestre do ano pela empresa holandesa TNT da brasileira Expresso Araçatuba - por 54 milhões de euros, além de duas novas aquisições em curso no País por empresas estrangeiras, mas sobre as quais "não existem informações públicas", diz o presidente da NTC&Logística.

Roberto Mira, presidente da Mira Transportes, vê com "extremo otimismo" os planos da empresa e do setor logístico do País em 2010. Mira, que também é vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo, é categórico ao afirmar que, em relação à crise, "o pior está passando: a partir de maio do ano que vem não haverá mais resquício de crise". Segundo ele, o setor logístico, por ser essencial para os demais setores, como comércio e indústria, sente primeiro a recuperação econômica. "Para a logística, esse crescimento chega antes." A Mira Transportes, que, segundo seu presidente, cresce 25% há oito anos seguidos, deve manter o resultado positivo neste e no próximo ano.