24/02/10 10h44

Braskem terá 65% de polo petroquímico no México

O Estado de S. Paulo

A Braskem terá 65% da joint venture com a mexicana Idesa, que será responsável pela construção de um polo petroquímico no México. A participação da Idesa será de 35%, porcentual que poderá cair para aproximadamente 30% caso a estatal mexicana de petróleo Pemex opte por ingressar no grupo que viabilizará o investimento. O investimento total no projeto chega a US$ 2,5 bilhões. Este será o maior investimento direto brasileiro em território mexicano, além de ser o principal investimento no setor petroquímico no México dos últimos 20 anos. O valor de US$ 2,5 bilhões será dividido na proporção de 65% e 35% por Braskem e Idesa.

De acordo com a Braskem, o projeto, cujo início de produção está previsto para 2015, criará de 6 mil a 8 mil postos de trabalho durante a fase de construção, e aproximadamente 800 empregos diretos e 2,2 mil indiretos de forma permanente. Com a construção do polo, as companhias acreditam que será possível atender a um mercado que hoje é abastecido por importações. Atualmente, informou a petroquímica brasileira, as importações mexicanas de polietileno, resina que será fabricada no complexo, somam aproximadamente US$ 2 bilhões por ano.

A formalização do acordo entre Braskem, Idesa e Pemex também trará frutos comerciais para a petroquímica brasileira. A companhia informou que, além do contrato de fornecimento de 66 mil barris diários de etano para o complexo mexicano, divulgado em novembro do ano passado, assinou também acordos de compra e venda de insumos com a estatal mexicana de petróleo e gás.

Os contratos, com prazo de um ano, preveem que a Braskem fornecerá 34 mil toneladas de propeno e buteno à Pemex. A companhia mexicana, por sua vez, venderá 375 mil toneladas de nafta à Braskem, que tem como principal fornecedora do insumo a Petrobras.