20/02/10 10h43

Braskem investirá US$ 2,5 bi em projeto com o México

Folha de S. Paulo

A Braskem irá investir US$ 2,5 bilhões em um projeto petroquímico integrado com a empresa Idesa, no México. Em novembro passado, a empresa brasileira, em parceria com a mexicana, venceu um leilão promovido pela Pamex Gás, companhia estatal mexicana. O projeto criará 3.000 empregos diretos e, durante a obra, serão contratadas de 6.000 a 8.000 pessoas, de acordo com estimativa da empresa.

O investimento envolve o fornecimento de gás natural por 20 anos, a ser utilizado como matéria-prima em um equipamento com capacidade para 1 milhão de toneladas/ano de eteno, integrado a três unidades de polimerização para produção de três tipos de polietileno: 450 mil toneladas/ano de Pead (polietileno de alta densidade), 350 mil toneladas/ano de PEBDL (polietileno linear de baixa densidade) e 200 mil toneladas/ano de PEBD (polietileno de baixa densidade).

O projeto tem previsão de início das operações em 2015 e ficará localizado no Complexo Petroquímico de Coatzacoalcos, no Estado mexicano de Veracruz. O investimento será operado por meio de uma joint venture que será constituída com o controle da Braskem e participação minoritária da Idesa e terá como função principal o suprimento do mercado interno mexicano, hoje importador de polietileno. Atualmente, o montante de investimentos brasileiros no México corresponde a US$ 1 bilhão.

"O Brasil pretende se tornar mais presente no México com investimentos, e o comércio entre o Brasil e o México apresenta atualmente tendência de equilíbrio e essas tendências são muito bem-vistas", disse o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.