Brasileiros terão isenção de visto de trânsito na China
Medida permite que brasileiros permaneçam no país asiático por até 10 dias sem o documento de imigração
InvestSPA Administração Nacional de Imigração chinesa anunciou que, a partir de 2025, o Brasil passa a integrar o grupo de países que terão isenção de visto de trânsito por até 10 dias na China. A isenção só vale para viagens em trânsito, ou seja, depois da China o passageiro precisa seguir rumo a um outro destino, nāo para o seu país de origem.
A medida deve reforçar as relações bilaterais entre São Paulo e o país asiático, já que a China é um dos principais parceiros comerciais de SP, sendo responsável por uma parte expressiva das exportações de soja, carne bovina e café.
A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, mantém um escritório em Xangai desde 2019 e atua na atração de investimentos estrangeiros para São Paulo e na abertura de mercado para empresas paulistas e, por isso, a decisão foi comemorada.
“A isenção de visto facilitará a mobilidade de empresários, investidores e profissionais brasileiros, permitindo que realizem visitas rápidas para negociações e parcerias comerciais sem a burocracia de um processo de visto tradicional. Isso pode resultar em mais oportunidades de negócios, ampliando a troca de tecnologias, investimentos e até mesmo a colaboração em áreas como infraestrutura, energias renováveis e agricultura”, afirma a chefe dos Escritórios Internacionais da InvestSP, Julia Saluh.
Já para o chefe do escritório da InvestSP em Xangai, Inty Mendoza: “o acordo deve estreitar ainda mais os laços entre as duas economias, que já compartilham uma parceria comercial sólida, podendo ampliar parcerias em áreas de inovação e desenvolvimento tecnológico”.