10/10/12 15h37

Brasileiros lideram lista de intenção de compra de smartphone

Brasil Econômico

Estudo da Accenture mostra também que o país e a África do Sul são os que mais acessam a internet pelo celular no mundo

Quando o assunto é intenção de comprar um smartphone, os brasileiros são líderes mundiais. Uma pesquisa feita pela Accenture e obtida com exclusividade pelo BRASIL ECONÔMICO mostra que 78% dos entrevistados no país querem adquirir um celular inteligente em um futuro próximo, maior percentual do mundo, seguido por Rússia, México e África do Sul.

Esses aparelhos têm se tornado o meio primário para o acesso à internet nos mercados emergentes, o que é apontado pela Accenture como uma das razões do grande interesse dos brasileiros neste tipo de produto. “Para o público de baixa renda, o celular é o primeiro ponto de acesso à web. Essa tendência começou no ano passado e está se intensificando”, diz Cristiano Dencker, líder da área de mobilidade da Accenture.

Além disso, o mercado de smartphones ainda não está maduro no país, e há espaço para um crescimento maior nas vendas que em países como Estados Unidos, por exemplo. Os números de intenção de compra acompanham os últimos indicadores do segmento.

Segundo a IDC, o  mercado brasileiro de celular chegou à marca de 27,3 milhões de unidades vendidas no país durante os seis primeiros meses de 2012. Deste total, 6,8 milhões eram smartphones, um aumento de 77% em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto isso, o mercado geral de celulares sofreu queda de 16%. E tendência é de um crescimento ainda maior nas vendas de smartphones a partir do final deste ano. Nesta semana, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que a desoneração de impostos para fabricação local de celulares inteligentes deve sair até o fim de outubro.

Isso será possível a partir da inclusão desses aparelhos na Lei do Bem, criada em 2005. O ministro já declarou que a medida pode fazer com que os preços dos smartphones fiquem até 25% menores. Com esta perspectiva, o Brasil tem sido palco de diversos lançamentos nos últimos meses. Um deles, disponibilizado na semana passada, foi o primeiro smartphone com chip Intel disponível no país, o Razr i, da Motorola.

Internet
Ainda de acordo com o estudo daAccenture, o Brasil e a África do Sul são os países que mais acessam a internet por meio de dispositivos móveis, enquanto França, Alemanha e Finlândia estão entre os que menos acessam. Dencker explica que os países desenvolvidos têm um comportamento mais “multicanal”, ou seja, possuem mais deumdispositivo para navegar na web, como  PCs e tablets, e não são tão dependentes do celular.

E por falar em meios de acessar a internet, os números relacionados ao uso da TV como forma de acessar a rede no mundo impressionaram Dencker. Segundo a pesquisa, 38% dos entrevistados usaram a televisão para acessar a internet nos últimos 12 meses globalmente, número superior ao de uso do tablet, por exemplo (22%).