05/05/15 12h27

Brasileiros faturam três categorias do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Agência Gestão CT&I

A comissão julgadora do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia já definiu os vencedores da edição 2014 do evento, que teve como tema "Popularização da ciência". Das quatro categorias atribuídas pelo prêmio (Estudante Universitário, Iniciação Científica, Integração e Jovem Pesquisador) os brasileiros venceram três. No total, a premiação distribuirá, além de troféus e placas, US$ 20,5 mil entre os ganhadores

Na categoria Estudante Universitário, o vencedor foi o aluno da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Renato Tadeu Rodrigues. Na categoria Iniciação Científica foi escolhido o estudante Gustavo das Neves Ubeda da Escola Estadual Professor Idene Rodrigues dos Santos, localizada no município de Junqueirópolis (SP). Já na categoria Integração, a premiada foi a brasileira Luisa Medeiros Massarin, vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

"O prêmio estimula a integração em ciência e tecnologia entre os países membros e associados ao Mercosul, e não é só para os pesquisadores, mas também jovens cientistas e estudantes do ensino médio que estão começando a se interessar por pesquisa e podem fazer carreira científica", afirmou Ary Mergulhão, presidente da comissão julgadora. “A premiação estimula o desenvolvimento de assuntos que são importantes para integração dos países do Mercosul", ressaltou.

A entrega dos prêmios e menções honrosas acontece no dia 17 de junho no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Do total de 109 trabalhos de pesquisa inscritos, 60 foram pré-selecionados. Os inscritos também foram indicados a receber menções honrosas.

Sobre o prêmio

Inicialmente chamada de Prêmio Mercosul para Jovens Pesquisadores, a premiação foi criada pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) em 1998. A iniciativa tem por objetivo premiar os trabalhos que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul.