25/07/07 11h37

Brasileiro quer gastar mais, diz pesquisa; indústria comemora

Folha de S. Paulo - 25/07/2007

Seis em cada dez brasileiros estão mais dispostos a ir às compras neste semestre. A perspectiva positiva se explica porque a situação de emprego, compras e dinheiro desses consumidores já foi melhor no primeiro semestre do ano quando comparada à igual período do ano passado. É o que mostra levantamento da Ipsos realizado para o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) com mil consumidores entre os dias 22 e 29 de junho deste ano. Para 61% dos entrevistados, a situação de compras será muito boa ou boa entre este mês e dezembro. Quando consultados em julho do ano passado, 56% haviam dado essa resposta. Em junho deste ano, 39% responderam que a situação de compras foi muito boa ou boa no primeiro semestre de 2007. Na região Sudeste e nas classes D e E, a pesquisa constatou que os percentuais de consumidores com expectativa muito boa ou boa de comprar são maiores do que as demais, reflexo no último caso dos programas sociais. O crescimento do emprego com carteira assinada contribuiu para que a confiança do consumidor tenha aumentado e ele mostre mais disposição em comprar, afirma Fábio Romão, economista da LCA Consultores.