07/02/08 11h01

Brasil volta a ser maior mercado para a Scania

Valor Econômico - 07/02/2008

Depois de dois anos seguidos atrás da Grã-Bretanha, o Brasil voltou à posição de maior mercado mundial da Scania. A nova classificação apareceu no balanço anual de 2007, divulgado ontem pela assessoria da montadora no Brasil, e demonstra o vigor do avanço da venda de caminhões no Brasil. A empresa vendeu no mercado brasileiro 6,5 mil caminhões, 1,01 mil ônibus e 2,2 mil motores. Os volumes superaram o desempenho da operação brasileira em 2006 em 29%, 45% e 17%, respectivamente. Na América Latina, as vendas da Scania em 2007 cresceram 23% para caminhões, com 9,7 mil unidades; 40% para ônibus, com 2,3 mil unidades, e 22% para motores, com 2,5 mil. No mundo, as vendas totais da Scania em 2007 somaram 8,921 bilhões de euros. O resultado apresentou um crescimento de 19% em comparação com 2006. Já o resultado operacional global totalizou 1,284 bilhão de euros, desempenho 39% acima do equivalente para 2006. Os mercados da Scania na América Latina contribuíram para as vendas totais de 2007 com 1,116 bilhão de euros, 26% mais que o ano anterior. Em todo o mundo, a montadora sueca vendeu no ano passado um total de 68,6 mil caminhões, 7,2 mil ônibus, um avanço de 16% e 22%, respectivamente.