17/05/07 10h48

Brasil Telecom terá WiMax em municípios do Sudeste

Valor Econômico - 17/05/2007

A Brasil Telecom (BrT) tem planos de lançar, no segundo semestre, uma infra-estrutura de banda larga móvel em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, três municípios que não fazem parte de sua área de concessão. A empresa irá oferecer serviços no padrão chamado de WiMax móvel a clientes empresariais, afirmou ao Valor o vice-presidente de operações da BrT, Francisco Santiago. O objetivo, segundo o executivo, é complementar o atendimento que a BrT já faz nessas cidades com fibra óptica (rede oriunda da MetroRED, adquirida em 2004). Com isso, a BrT deverá levar o WiMax móvel - tecnologia ainda não disponível no país - às três capitais do Sudeste antes mesmo da Telefônica e da Oi (antiga Telemar), que atuam como concessionárias de telefonia fixa nessa região. "Temos condições de entrar em São Paulo em agosto ou setembro", disse Santiago. A Brasil Telecom atende originalmente os Estados do Sul, Centro-Oeste e alguns do Norte. Os preços e pacotes do serviço ainda estão sendo estruturados. As condições serão semelhantes às dos planos de internet fixa onde houver as duas tecnologias. O sistema que será adotado pela BrT, chamado de WiMax móvel, é um padrão tecnológico de banda larga sem fio que permite aos usuários acessar a internet e se deslocar pela área coberta sem perder a conexão, assim como acontece com o celular. Trata-se de uma evolução do WiMax nomádico, que oferece acesso à web sem fio, mas não proporciona mobilidade. Por enquanto, há poucas operadoras no mundo utilizando a versão móvel, que foi homologada no ano passado pelo WiMax Forum, entidade que reúne teles e fabricantes com o objetivo de desenvolver a tecnologia.