21/06/10 11h05

Brasil se torna mais atraente para o varejo global

Folha de S. Paulo

O Brasil subiu do 8º para o 5º lugar no Índice Global de Desenvolvimento do Varejo 2010 (GRDI). O ranking, elaborado pela consultoria de gestão americana A.T. Kearney, analisa 30 países em desenvolvimento, segundo critérios como atratividade e saturação do mercado. À frente do Brasil na lista estão China, Kuait, Índia e Arábia Saudita. Com a crise, executivos das empresas de varejo entenderam que os mercados desenvolvidos não são os motores de crescimento e que devem focar a expansão internacional, segundo o alemão Marcus Stricker, sócio da A.T. Kearney no Brasil. Contar com países em desenvolvimento para garantir o crescimento não é apenas uma opção, mas uma necessidade, afirma a consultoria. Tamanho, hábitos de consumo e segmentos pouco consolidados fazem do Brasil alternativa relevante, diz.

Quase 80% dos varejistas entrevistados citaram um ou mais países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) como parte de planos de expansão internacional de curto prazo. "O Brasil é o primeiro país para o setor de vestuário, em que só a C&A é estrangeira." A expansão também está na agenda de 92% dos varejistas de emergentes ouvidos. "Mas, para empresas brasileiras, diferentemente de varejistas da América Latina, a prioridade é consolidar seu grande mercado doméstico."