28/10/09 12h26

Brasil se torna maior mercado de caminhões para a Mercedes

O Estado de S. Paulo

Com o impacto forte da crise nas vendas europeias, o Brasil ultrapassou a Alemanha este ano e se tornou o principal mercado para os caminhões da Mercedes-Benz. De janeiro a setembro, foram vendidos 21,8 mil veículos com mais de 6 toneladas no País, comparados a 16,8 mil na Alemanha. Em terceiro lugar vem a Turquia, com 3,7 mil.

A queda das vendas no Brasil este ano ficou abaixo da verificada em outras regiões. O mercado europeu deve sofrer uma retração de cerca de 45% este ano, em comparação com 2008. No Brasil, a queda deve ficar em cerca de 17%, com total de 105 mil unidades, levando-se em conta as vendas de todos os fabricantes. Mesmo assim, esse resultado deve ser o segundo maior da história no País, perdendo somente para o ano passado. Para 2010, a expectativa é que as vendas brasileiras fiquem em cerca de 120 mil unidades.

"O mercado brasileiro está sendo incentivado por diversos setores, como agricultura, construção e mineração", explicou Gero Herrmann, presidente da Mercedes-Benz do Brasil. Enquanto o Brasil começa a mostrar sinais de recuperação agora, o crescimento só deve voltar à Europa no segundo semestre de 2010. O executivo afirmou que, ao se tornar o maior mercado para os caminhões da empresa, o Brasil se torna candidato forte a receber novos investimentos.

A Mercedes-Benz é líder de mercado na Alemanha e na Turquia. No Brasil, está em segundo lugar, com 29,1% de participação de janeiro a setembro no mercado de caminhões com mais de 3,5 toneladas. Em primeiro lugar vem a Volkswagen (30,9%) e, em terceiro, a Ford (18,5%). A fábrica da Mercedes em São Bernardo do Campo (SP) é a maior da empresa fora da Alemanha.