24/11/09 11h02

Brasil se destaca e deve receber aportes do Grupo Rhodia

DCI

O Brasil representa, hoje, quase 15% do faturamento da Rhodia, no mundo, percentual que vem crescendo nesses 90 anos em que a empresa química francesa está presente no país. Somando-se à Ásia, e principalmente à China, os mercados emergentes somam 45% das vendas mundiais da Rhodia e são a aposta para recuperar as perdas significativas em 2009, como consequências da crise financeira mundial.

Além de mercado latente, o Brasil é um dos celeiros de inovação da Rhodia, principalmente em aspectos de sustentabilidade, e de talentos, uma vez que a maioria dos executivos da multinacional tem passagem pelo país.

Hoje, o presidente mundial da empresa, Jean-Pierre Clamadieu, e o presidente da Rhodia América Latina, Marcos De Marchi, deverão anunciar os planos de crescimento da companhia nos próximos anos. Em 2008, as vendas da empresa no país foram de US$ 1,2 bilhão.

Instalada em 1919, a Rhodia atualmente possui cinco plantas industriais no Brasil: duas em Santo André, São Bernardo do Campo, Jacareí e Paulínia, todas no estado de São Paulo. Paulínia é ainda um dos cinco centros mundiais de pesquisa do Grupo Rhodia.

Com forte apelo no desenvolvimento sustentável, a companhia vem apostando nesse filão para ampliar e consolidar sua atuação. No início do mês, anunciou o lançamento de um solvente derivado da glicerina, co-produto do biodiesel, para aplicação em pintura automotiva e tintas industriais. "Produto, tecnologia de fabricação e conceito da marca são 100% brasileiros. Ou seja, a Rhodia mostra mais uma vez seu pioneirismo na caminhada rumo a uma química alinhada aos conceitos da sustentabilidade", afirmou Alexandre Castanho, diretor da área de Solventes da Rhodia América Latina.