Brasil reúne CEOs de empresas europeias em Londres
Executivos de grandes empresas como jaguar Land Rover, Shell, Bae Systems e Fujitsu já confirmaram presença no seminário organizado pelo MDIC e pela Apex-Brasil para atrair investimentos em P&D
Apex-BrasilA Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) reúnem, no dia 29 de outubro, em Londres, executivos de empresas europeias com potencial e interesse em instalar centros de pesquisa, desenvolvimento e invoção (PD&I) no Brasil. Entre os participantes confirmados estão a BAE Systems, Jaguar Land Rover, Novozymes, Shell, Siemens, BG, Vestas e Fiat Chrysler. O seminário será das 9h às 13h30. Depois haverá reuniões individuais entre representantes do governo brasileiro e empresários interessados em investir no país.
A abertura do evento será feita pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, seguido do presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto. Logo após, haverá três paineis. O primeiro discutirá as tendências em inovação no mundo, o segundo será uma apresentação do governo sobre o ecossistema de inovação brasileiro e caracterísitcas do país. O terceiro apresentará casos de sucesso de empresas internacionais que já investem em P&D no Brasil.
O evento faz parte da estratégia de divulgação do programa Innovate in Brasil, lançado em março deste ano, em Nova York, que tem como objetivo atrair investimentos estrangeiros para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e, com isso, aumentar a competitividade das empresas brasileiras. O seminário, que leva o mesmo nome do programa, é organizado em parceria com o periódico britânico The Telegraph.
O programa Innovate in Brasil oferece apoio a investidores globais que queiram instalar centros de inovação no Brasil e tem como foco quatro áreas: energias renováveis, tecnologia da informação e comunicação, petróleo e gás e complexo industrial da saúde. Para nortear a estratégia, a Apex-Brasil e o MDIC contrataram um estudo que mapeou as potencialidades do Brasil para atração de investimentos em P&D e empresas internacionais com potencial de investimento no país. O resultado mostrou que a maioria das empresas está nos Estados Unidos. O segundo lugar ficou com a Europa e o terceiro com a Ásia, onde deve ser realizado evento de atração de investimentos em breve.
“A Apex-Brasil é a porta de entrada das empresas que querem investir no Brasil. A busca por investimentos produtivos, e em especial aqueles intensivos em tecnologia, é uma prioridade para a Agência, que trabalhará de forma sistemática e consistente para isso”, afirma o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto.
Ferramentas
O programa Innovate in Brasil disponibiliza informações atualizadas sobre o Brasil para quem está procurando o lugar ideal para investir em P&D. No site www.innovateinbrasil.com.br é possível encontrar dados sobre o mercado consumidor interno, qualificação da mão de obra, infraestrutura tecnológica, centros de inovação já existentes no país e incentivos governamentais disponíveis com as especificações de cada um dos setores prioritários.
Além disso, foram elaborados vídeos promocionais, também disponíveis no site sobre cada uma das quatro áreas foco do programa. A ideia é que, em poucos minutos, o investidor possa se informar sobre o Brasil e decidir se o país é um potencial candidato para seu investimento. Em caso positivo, o próximo passo é procurar a Apex-Brasil, que é o ponto focal para atender empresas interessadas em oportunidades de investimentos, seja em P&D ou em outros setores. A Agência atua desde a identificação e captação de potenciais investidores até o anúncio do investimento, fornecendo informações, fazendo a aproximação com atores públicos e privados e ainda identificando potenciais locais para a instalação da planta ou do centro.
Para acessar a agenda completa do evento, clique:
http://www.telegraph.co.uk/innovateinbrasil