14/04/10 14h19

Brasil puxa lucro de US$ 289 milhões da sueca Scania

DCI

O mercado brasileiro de caminhões foi o responsável por um substancial salto no desempenho financeiro da sueca Scania. De acordo com resultados financeiros preliminares, divulgados pela matriz da companhia ontem, a projeção é de que o lucro operacional dos primeiros três meses do ano chegue à casa dos R$ 520 milhões (US$ 289 milhões) no período, salto substancial na comparação com os R$ 350 milhões (US$ 177,7 milhões) registrados no último trimestre de 2009. O comunicado oficial publicado no site da Scania confirma que a boa performance foi puxada "pela forte demanda do Brasil, onde o mercado de caminhões está apoiado por incentivos fiscais e boas taxas de juros", justificou a empresa. Para se ter uma ideia, o mercado brasileiro é hoje a principal fonte de negócios da montadora no mundo.

As vendas totais mundiais ficaram em torno dos R$ 4 bilhões (US$ 2,2 bilhões) no mesmo período contabilizado, sendo que a corporação abrirá mais detalhes de seu desempenho econômico em 28 de abril próximo, mesma data em que se encerra o período de silêncio da Scania Brasil. Por aqui, a Scania tem planos de trabalhar em carga máxima para ampliar sua produção e absorver sua fatia da favorável demanda do setor de veículos pesados. Ela não é única companhia sueca de caminhões a apostar no Brasil, a Volvo também divulgou recentemente que nosso País passou a ser seu principal mercado no mundo, reforçando a tendência destas empresas em direcionar seus negócios aos países emergentes, que sofreram menos a turbulência econômica. Presente em mais de 100 países, a Scania faturou cerca de R$ 15 bilhões (US$ 7,6 bilhões) no ano passado.