07/10/09 10h05

''Brasil pode crescer 5% de forma sustentável''

O Estado de S. Paulo

Superados os gargalos de infraestrutura, o Brasil poderá "tranquilamente crescer 5% ao ano de forma sustentável", disse ontem Stephen Green, presidente do conselho mundial do HSBC. "A China e a Ásia em geral são uma extraordinária máquina de produção, mas não são tão ricos em matérias-primas", disse Green ontem, em entrevista para lançar o Índice de Mercados Emergentes (EMI), que mede o ritmo da economia nos países emergentes. "O Brasil é um dos maiores exportadores de soja e agronegócio, é autossuficiente em energia e descobriu novas reservas de petróleo."

O HSBC projeta que o Brasil vá crescer 1,4% neste ano, enquanto o mundo vai encolher 2,3%. Em 2010, a previsão é de crescimento de 5,3% para o Brasil, ante alta de 1,8% no mundo desenvolvido e crescimento global de 2,8%. "Isso mostra que o Brasil é parte da história do mundo emergente superando o mundo desenvolvido", disse Stephen King, economista-chefe do HSBC.

Segundo o índice de emergentes do HSBC, os países em desenvolvimento lideram a retomada, enquanto os Estados Unidos ficam para trás. O índice, que será publicado trimestralmente, passou de 50,7 para 55,3 entre o segundo e o terceiro trimestres, indicando o aumento trimestral mais forte da produção dos fabricantes e dos provedores de serviços nos mercados emergentes. O nível mais baixo foi de 43,8, no último trimestre de 2008. Qualquer leitura abaixo de 50 indica contração da produção, e um número acima de 50 mostra expansão.

O centro de gravidade mundial está passando do Ocidente para o Oriente, do norte para o sul, e do consumo para investimentos. "Os Estados Unidos sempre foram líderes na economia mundial, e agora estão ficando para trás, ultrapassados pelos emergentes", disse Stuart Gulliver, diretor de Mercados Globais do HSBC.