18/10/07 10h12

Brasil passa ser o terceiro maior mercado do Carrefour no mundo

Valor Econômico - 18/10/2007

Pela primeira vez na história do Carrefour, o Brasil ascendeu do quarto para o terceiro lugar no ranking das maiores operações do grupo no mundo, ficando atrás apenas da matriz, a França, e da Espanha. "Isto comprova que o Brasil é um mercado estratégico para a empresa no mundo", afirma Stephane Kaloudoff, diretor de finanças e gestão do Carrefour no país. O grupo assumiu a liderança do varejo brasileiro em maio ao comprar, por R$ 2,2 bilhões (US$ 1,2 bilhão), a rede Atacadão. Neste momento, os franceses também disputam a aquisição do GBarbosa, a quarta rede no ranking nacional de supermercados. Se concretizado, o negócio deixará o Carrefour com folga à frente dos seus dois grandes competidores, o Pão de Açúcar e o Wal-Mart. Além de voltar às compras, algo que havia deixado de fazer na primeira metade desta década, o Carrefour também acelerou a expansão orgânica no Brasil. Cerca de R$ 700 milhões (US$ 383 milhões) serão investidos ao longo deste ano em novas lojas - sete hipermercados e três supermercados. "Em 2008, vamos investir mais R$ 700 milhões (US$ 383 milhões) na expansão orgânica", disse Kaloudoff, que está concluindo o planejamento estratégico do grupo. Ainda não está definido como os investimentos serão distribuídos entre os formatos. "Vamos abrir hipermercados, supermercados e também unidades do Atacadão", diz o executivo.