20/01/09 10h16

Brasil passa México nos negócios da GE

Valor Econômico - 20/01/2009

Há pouco mais de dois anos, quando assumiu o comando da companhia americana General Electric na América Latina, o brasileiro Marcelo Mosci ficava cerca de 90% do seu tempo no exterior, em reuniões na matriz e em contínuas viagens para visitar as operações do grupo nos 34 países da região. Hoje, 60% do tempo é dedicado ao Brasil, que no decorrer dos anos vem ampliando sua participação no volume de negócios realizados pela companhia na região. No ano passado, pela primeira vez a operação brasileira suplantou a do México em receita, ao alcançar US$ 3,4 bilhões, de um total da US$ 8,2 bilhões obtido na América Latina. O desafio, agora, é como manter o desempenho da região daqui para frente com o impacto da crise econômica mundial nos mais diversos setores de atuação da GE no mundo - de fabricação de locomotivas, turbinas para avião, equipamentos para extração de petróleo até aparelhos de raio-x para hospitais, além das áreas de entretenimento e financeira. Olhando para 2008, a GE não tem do que reclamar de seu desempenho na América Latina: foi um crescimento recorde de 27%. Quatro dos negócios tiveram receita superior a US$ 1 bilhão cada um, dois em infra-estrutura e dois no setor financeiro. O Brasil ficou com um deles. Mosci está ciente de que dificilmente conseguirá repetir esse desempenho e reconhece que 2009 será um ano bem difícil. Mesmo assim, está otimista e espera crescer na faixa de dois dígitos em meio ao cenário de desaceleração da economia global. O Brasil, diz, que tem no exterior uma imagem de solidez relativa, apresenta condições que permitem ter expansão de pelo menos 2% no PIB. Segundo Mosci, o país precisa investir muito em petróleo, gás, energia, saneamento, área de saúde e em diversas outras obras de infra-estrutura. Ele observa que o desempenho de 2009 será resultado da carteira de pedidos formada no ano passado e isso estaria garantido neste semestre. "A apreensão é se teremos ordens de pedidos no segundo semestre".