15/06/11 11h43

Brasil lidera alta em consumo de entretenimento e de mídia

Folha de S. Paulo

O mercado brasileiro de entretenimento e mídia apresentou o maior crescimento entre as principais economias do mundo em 2010 e atingiu US$ 33,1 bilhões. Segundo estudo da consultoria PwC em 58 países, no ano passado o Brasil cresceu 15,3%, à frente de Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, alguns dos principais mercados do mundo. A pesquisa considera serviços consumidos pela população e também receitas com publicidade. Os segmentos que tiveram mais representatividade no Brasil foram serviços de TV por assinatura e acesso à internet, em consumo, e publicidade em televisão, entre os anunciantes. Os três segmentos registraram um aumento superior a 20% no ano passado. "O crescimento está diretamente relacionado ao desempenho da economia. A ascensão de mais brasileiros à classe média já trouxe impacto significativo no ano passado", afirma Estela Vieira, sócia da PwC para a área de entretenimento e mídia.

Puxada pelo Brasil, que representa 50% dos resultados, a América Latina também foi a região que mais subiu em receitas: 12,2%, atingindo US$ 66 bilhões. A pesquisa mostra ainda que o Brasil, ao lado da China, apresentará até 2015 o maior ritmo de crescimento entre as 12 principais economias: 11,4%, ante 11,6% do país asiático. "Com a ampliação do acesso à internet de alta velocidade, prometida com o Plano Nacional de Banda Larga, é possível que o Brasil ultrapasse Itália e Coreia do Sul até 2015 e se consolide como o sétimo maior mercado para entretenimento e mídia", diz. Hoje o país ocupa a nona colocação, num mercado de US$ 1,4 trilhão. A disseminação de smartphones e tablets contribuirá para o amadurecimento do mercado de internet móvel. Serviços de acesso à web sem fio movimentarão cerca de US$ 5 bilhões até 2015, crescimento médio anual de 23,5%, um dos maiores entre as 13 categorias de entretenimento e mídias avaliadas. A banda larga fixa crescerá, no período, 13,6%.

Impulsionado por jogos on-line, em redes sociais e aplicativos para celulares, o mercado de games deve crescer, em média, 7,7% ao ano no Brasil até 2015. O ritmo será superior ao consumo de revistas, músicas e livros, que deve aumentar de 2,4% a 7,4%. Em valores, o mercado continua pouco expressivo e representa apenas 2% das receitas com entretenimento. No mundo, o mercado de games ganha ainda mais expressão na comparação com outros segmentos. Atualmente, o segmento global totaliza US$ 55,5 bilhões e, até 2015, crescerá em média 8,2% ao ano, ante 7% registrados pelos serviços de TV por assinatura.