30/12/08 10h59

Brasil já é segundo mercado mundial de produto de beleza

Valor Econômico - 30/12/2008

A mania do brasileiro de passar perfume e o gosto por cosméticos e cuidados pessoais fez do Brasil o segundo maior consumidor mundial de produtos de beleza, superando o Japão. Até 2007, o país estava em terceiro lugar, com japoneses e americanos em segundo e primeiro lugar, respectivamente. Mas em 2008 o faturamento do setor aumentou para R$ 24,54 bilhões (US$ 10.7 bilhões), levando o mercado nacional a subir uma colocação no ranking, segundo João Carlos Basilio da Silva, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). "Crescemos 10,4% em vendas, enquanto o mercado japonês e o americano devem apresentar uma retração", afirma. Nas grandes indústrias do setor, o crescimento superou o percentual geral registrado pela associação. As vendas de O Boticário, por exemplo, devem fechar com um aumento de 16% a 18% sobre o ano anterior. E as perspectivas para o ano que vem continuam otimistas. Para 2009, seu presidente, Artur Grynbaum, planeja a abertura de ao menos mais 100 lojas - atualmente são 2,6 mil, com investimentos no mínimo iguais aos de 2008, de R$ 175 milhões (US$ 76.1 milhões). Na Natura, a expectativa é tão otimista quanto a da concorrente, com influência dos bons resultados deste ano. "Nos nove primeiros meses de 2008, crescemos 20,9% em relação ao lucro operacional do mesmo período de 2007", diz José Vicente Marino, ex-presidente da Johnson & Johnson, que desde março está na vice-presidência de negócios da Natura. Em relação a 2009, a empresa se prepara "para o que der e vier." "Não se sabe qual será o impacto que a crise poderá provocar. Por isso procuramos prever vários cenários, dos mais drásticos aos mais amenos e temos um plano de ação para cada um deles", diz Marino. De qualquer maneira, segundo ele, os investimentos adicionais (acima de um patamar que a empresa não divulga) de R$ 400 milhões (US$ 173.9 milhões) previstos para 2008, 2009 e 2010 continuam mantidos. A expressiva alta de vendas vem fazendo do Brasil uma das molas propulsoras do crescimento mundial da americana Avon, maior empresa de vendas porta a porta de cosméticos do mundo. "Até o terceiro trimestre, nosso crescimento na América Latina foi de 25%, sendo o Brasil o maior mercado", diz Ricardo Patrocínio, diretor de marketing da empresa. Apesar da incerteza, ele acredita que as vendas vão crescer em 2009. Para impulsionar os negócios, a companhia planeja fazer por aqui lançamentos simultâneos aos dos Estados Unidos. E aposta na força da atriz Reese Witherspoon como garota-propaganda.