13/08/08 11h53

Brasil já é o maior mercado da editora Santillana

Valor Econômico – 13/08/2008

O Brasil já é o maior mercado, em termos de volume de livros, da Santillana - ultrapassando inclusive a Espanha, onde nasceu a editora. No ano passado, a empresa vendeu nos 22 países em que atua 128,3 milhões de exemplares. Desse total, mais de 54 milhões vieram do mercado brasileiro, o que representa um acréscimo de 66% em relação a 2006. Diante do peso do Brasil em seus negócios, Miguel Ángel Cayuela, o novo CEO do Grupo Santillana, já desembarcou por duas vezes no país desde que assumiu o posto, há dois meses. A mais recente foi ontem para participar do 7º Congresso Ibero-americano de Editores, realizado pela primeira vez no Brasil. O bom desempenho da Santillana em 2007 foi motivado pelas vendas para o governo de livros didáticos da editora Moderna, que pertence ao grupo espanhol desde 2001. O Ministério da Educação comprou da Moderna cerca de 24 milhões de livros para o ensino médio no ano passado. Atualmente, a Moderna detém cerca de 30% do mercado de livros escolares. Durante o evento, Cayuela destacou a importância do mercado latino-americano para as editoras que atuam no segmento de livros escolares. A área de livros didáticos representa 62% do faturamento mundial do grupo Santillana, que no ano passado somou 560 milhões de euros. No final de 2006, a receita do Brasil representava 15% do faturamento global. No Brasil, além da Moderna, o grupo espanhol é dono das editoras Objetiva, Salamandra e Richmond, além do Sistema Uno de Ensino e da empresa de avaliação educacional Avalia. No total, a Santillana já investiu mais de R$ 130 milhões no mercado editorial brasileiro desde que chegou no país em 2001. As editoras espanholas têm se mostrado extremamente interessadas pelo mercado brasileiro. Além da Santillana, estão no país as espanholas Planeta, Edições SM e Anaya.