27/10/09 12h28

Brasil impulsiona margens da Electrolux na AL

Valor Econômico

As margens de lucro da Electrolux na América Latina registraram um forte aumento no terceiro trimestre, impulsionadas, sobretudo, pelo bom desempenho nas vendas no Brasil. "O mês de setembro foi espetacular e fez a diferença no trimestre", afirmou Ricardo Conz, diretor de marketing da multinacional sueca no Brasil. As varejistas de eletrodomésticos fizeram um esforço adicional de vendas para aproveitar a redução do IPI, estímulo que pode acabar. No caso das lavadoras de roupa, a Electrolux registrou um aumento de 30% nas entregas em setembro.

Em seu relatório sobre o desempenho global no terceiro trimestre, a Electrolux fez menção ao bom desempenho do Brasil. Além da redução do IPI, a multinacional afirma que "a queda das taxas de juros e o maior acesso ao crédito também contribuíram para elevar o consumo". O grupo informa que também "ganhou participação de mercado" no Brasil.

Na maior parte dos países da América Latina, ao contrário, as entregas para o varejo continuaram caindo, disse a Electrolux. As vendas na região totalizaram 3,8 bilhões de coroas suecas (US$ 520,8 milhões) no terceiro trimestre - 41% mais do que em igual período de 2008. Nos nove primeiros meses do ano, a receita na América Latina cresceu 27,2%, para 9,8 bilhões de coroas (US$ 1,2 bilhão). O desempenho operacional foi ainda mais surpreendente. No terceiro trimestre, a margem de lucro antes do resultado financeiro e impostos (Ebit) atingiu o pico de 8,3% na América Latina. Em igual trimestre de 2008, a margem havia sido de 6,7% e, no primeiro trimestre deste ano, de apenas 1,9%.

Mundialmente, os resultados da Electrolux também ficaram acima das expectativas, o que elevou em 11% as ações da empresa na bolsa de Estocolmo. O lucro líquido do grupo cresceu 92% no terceiro trimestre, para 1,63 bilhão de coroas (US$ 223,4 milhões). Para reduzir custos, fábricas na Europa Ocidental estão sendo transferidas para países mais ao Leste. A empresa vai fechar uma fábrica de lavadoras na Espanha e analisa o fechamento de uma fábrica sueca de fogões.

"Os resultados indicam que escolhemos a estratégia correta", disse o CEO, Hans Straberg, em comunicado. "Mas há ainda muito trabalho a ser feito." As vendas cresceram 4,8%, para 27,6 bilhões de coroas (US$ 3,8 bilhões) no trimestre. A receita subiu 5,8% na América do Norte. Na Europa, houve queda de 3,9%.