Brasil exporta beleza: redes de estética lideram ranking do mercado que mais cresce no país e exportações atingem 117 países
Comex do BrasilOs números do comércio internacional de produtos brasileiros do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) seguem crescendo ano após ano, demonstrando a qualidade da produção nacional e a importância do setor para a economia. O Brasil é referência em procedimentos estéticos, o que abre oportunidades para as empresas focadas na beleza e no bem-estar de se posicionarem no mercado internacional e participarem ativamente na função de levar ao mundo o que há de melhor da indústria nacional.
Pelo terceiro ano consecutivo, as redes de estética lideram o ranking do mercado que mais cresce no Brasil e faz sucesso no exterior, segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF). No ramo de franquias, na área da Saúde, Beleza e Bem-estar, faturou-se aproximadamente R$ 34,2 bilhões, colocando o Brasil como o quarto maior mercado de estética e beleza do mundo. O turismo estético também ganhou força nos últimos tempos: a prática pode virar lei no Brasil para atração de investimentos estrangeiros, com possibilidade de injetar R$ 15 bilhões na economia, de acordo com o Ministério do Turismo.
No âmbito das exportações, o setor de HPPC cresceu 13,5% de janeiro até setembro de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). A receita atingiu US$ 128 milhões, com destino a 117 países, sendo os principais Argentina (US$ 47,39 milhões), Estados Unidos (US$ 16,84 milhões) e Colômbia (US$ 9 milhões).
De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), os produtos brasileiros de HPPC chamam a atenção do mercado principalmente pelas características de produção sustentável e da associação de branding com a fauna e a flora nacionais, em especial da Amazônia. Por meio do Projeto Setorial Beautycare Brazil, resultado de uma parceria que se estende há mais de 20 anos com a ABIHPEC, mais de 110 empresas associadas recebem apoio para a internacionalização e promoção comercial, elevando a competitividade do País frente ao cenário externo.
Pandemia de autocuidado
Um dos motivos desse crescimento foi a atenção com o autocuidado desde o momento mais crítico da pandemia de Covid-19, em 2020. Segundo a ApexBrasil, além do aumento da atenção com a higiene pessoal, a necessidade de manter a autoestima elevada como forma de lidar melhor com as circunstâncias marcou o crescimento do setor de cosméticos. Mesmo com o abrandamento da pandemia, o consumo e o interesse pelo autocuidado permaneceram.
A empresa feito brasil é uma das associadas do Projeto Setorial Beautycare Brazil que carrega no seu DNA a autêntica brasilidade. O objetivo é oferecer uma experiência nacional por meio dos cosméticos, promovendo o autocuidado com os produtos corporais e, ao mesmo tempo, homenageando a cultura. Agregada ao grupo CASA Feito Brasil desde 2016, a empresa também conta com uma segunda marca focada em dermocosméticos, a QUINTAL. Segundo a head de Negócios Internacionais, Rafaela Arns, a QUINTAL é a marca brasileira com o maior índice de certificações de produtos naturais e orgânicos, reforçando a promoção dos cuidados com a pele de uma maneira sustentável.
Ambas as marcas foram concebidas considerando a expansão mundial, visando levar mais do Brasil para fora. Para que isso fosse possível, em 2017 a empresa contou com o apoio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), executado pela ApexBrasil. Rafaela conta que, ao participar do projeto, foi possível compreender tudo o que era necessário para começar a exportar seus produtos. Hoje, a empresa conta com distribuidores parceiros de quatro mercados diferentes: Portugal, Rússia, México e Paraguai, e seu faturamento de produtos exportados em 2022 cresceu mais de 1000% desde que começaram a sua internacionalização.
Os best-sellers da empresa são, por parte da feito brasil, os cremes hidratantes firmadores e os iluminadores corporais e, por parte da QUINTAL, as linhas de tratamento que englobam o controle de acne, uniformizadores, preenchedores e a linha básica de tratamento de pele, conhecida como skincare (produtos de limpeza de pele, esfoliante, entre outros), remetendo à qualidade da pele brasileira, que chama a atenção no exterior.
Feiras internacionais
Além do PEIEX, a feito brasil participa de diversos eventos promovidos pela Agência, que vão desde a Casa Brasil até feiras internacionais. “O apoio que oferecemos pelo projeto Beautycare Brazil se dá pela promoção comercial principalmente em feiras internacionais. Portanto, a retomada das fronteiras e a presença nas feiras foram alguns dos fatores que elevaram as exportações”, avalia a gestora do Beautycare Brazil e analista de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Daniela Mendonça.
Exemplo disso foi a participação recorde de 55 empresas brasileiras na Beautyworld Middle East, feira referência no Oriente Médio para quem deseja comprar e vender produtos do setor, que aconteceu entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Durante a feira, foram realizadas mais de 2 mil reuniões de negócios, gerando a expectativa de mais de US$ 50 milhões de vendas internacionais para os próximos 12 meses.
Nesta região, os produtos brasileiros para cabelos são os mais aderentes ao mercado. O “brazilian hairstyle” é considerado uma referência entre os árabes e faz sucesso com os compradores locais. Gueisa Silverio, gerente de Negócios Internacionais da ABIHPEC, analisa que parte do sucesso de produtos para cabelos se deve à miscigenação da população, que leva a uma capacidade produtiva mais variada e diversificada, se tornando um diferencial no mercado internacional.
O Beautycare Brazil é focado nas verticais de insumos da cadeia produtiva (ingredientes e embalagens), produtos acabados e acessórios, correspondendo a aproximadamente 64%, 30% e 6% das exportações, respectivamente.
Expertise e tecnologia
Outras ações também são realizadas para ajudar empresas a se internacionalizarem, levando, para além dos produtos nacionais, a expertise e a tecnologia brasileiras. Em 2016, a ApexBrasil promoveu uma missão no Vale do Silício, nos Estados Unidos, que abriu oportunidades para empresas que buscavam o comércio exterior. A OneSkin, empresa focada no rejuvenescimento de células da pele por meio de um creme com uma tecnologia exclusiva, abriu uma operação internacional em São Francisco, nos Estados Unidos, após participarem do evento e serem premiados como um dos melhores pitches. A CEO e cofundadora da empresa, Carolina Reis, afirma que o apoio da Agência em conectá-las com investidores estrangeiros foi um divisor de águas para o crescimento da marca e estabelecimento na região.
A OneSkin desenvolveu a sua tecnologia por meio da captação de peptídeos capazes de diminuir a quantidade de células envelhecidas transformando-as, assim, em células novas e tornando a pele com uma aparência mais jovem. “Não só a pele aparenta mais jovem, mas está biologicamente rejuvenescida”, explica Carolina. A técnica é exclusiva da marca e a OneSkin é a única empresa brasileira que desenvolve esse tipo de produto no exterior.
Segundo Carolina, o apoio da ApexBrasil foi essencial para garantir a credibilidade entre os investidores locais e o crescimento da empresa, que já é reconhecida no Vale do Silício. Por enquanto, as operações são focadas nos Estados Unidos, mas a intenção é que em 2024 as sócias comecem a se movimentar para outros países.
Desde pequenas até grandes empresas podem ser apoiadas. É o caso da Mundial, multinacional brasileira com mais de 126 anos de mercado focada na produção de cosméticos, com destaque para os itens de cutelaria. De acordo com o responsável pelas exportações da empresa nas Américas, África e Europa, Pablo Maggi, “o Brasil é referência mundial na linha da beleza e possui muito conhecimento para fazer produtos dentro dessa linha, em especial nos produtos para cabelos”. Ele ainda afirma que há um respeito muito grande pela fabricação original e a qualidade da matéria-prima.
Localizada em diversos pontos do planeta, a Mundial é associada da ABIHPEC e já participou de diversos projetos junto com a ApexBrasil desde 2015. A ação mais recente foi em novembro deste ano, na Casa Brasil Bicentenário Lisboa, um evento que divulgou a brasilidade no mercado português e europeu. A programação desta edição incluiu uma exposição permanente em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil, em que os visitantes tiveram a oportunidade de entender um pouco mais da linha do tempo histórica, cultural e produtiva do país desde 1822.